A importância do marketing digital para uma franquia

O setor de franquia no Brasil expande rapidamente. O faturamento no segundo trimestre de 2017 alcançou 37,565 bilhões, contra 35,180 bilhões no mesmo período do ano passado. A projeção de crescimento para a área de franchising está em torno de 7 a 9%, muito significativo se comparado com a inflação registrada no acumulado de doze meses, que chegou a 3,0%. Com esse cenário tão promissor, é preciso que franqueadores e franquias utilizem a comunicação corporativa e o MARKETING DIGITAL para sobreviver e se destacar em meio à concorrência.

Mas, como realizar uma boa comunicação para uma franquia?

A comunicação de uma franquia deve ser constante com o mercado e seus franqueados, ter excelente histórico de atendimento e investimento em diversos meios que deem abertura de comunicação entre o franqueador e seu franqueado.

Para a Profa. Dra. Renata C. Nieto, coordenadora de cursos do Labfin-Provar FIA, uma franquia deve se utilizar dos canais que a comunicação corporativa permite hoje, desde o relacionamento com a imprensa à geração de conteúdo digital de excelente qualidade. “Nesse foco é fundamental que a franquia tenha uma comunicação e um marketing digital de relacionamento bem realizado, especialmente num mercado com as proporções de território e concorrência como o Brasil”, completa a professora.

O franqueador criou identidade e comunicação para a marca. Porém, qual é o papel do franqueado?

Uma vez que o franqueador já possui uma comunicação elaborada, identidade visual constituída e marca conhecida, a rede franqueada precisa manter a estrutura e a identidade. Porém, algumas ações devem ser realizadas exclusivamente pelo franqueado, como por exemplo, a comunicação com seus clientes. É o franqueado que detém o conhecimento a respeito das preferências do consumidor da sua área de abrangência. Já que a “matriz” (franqueadora) não realiza o atendimento direto daquele cliente.

A vitrine virtual do franqueado

O franqueado deve criar sua própria vitrine virtual. O Instagram é uma boa vitrine virtual, que proporciona visibilidade e excelente custo-benefício, ainda mais se estas trabalham com produtos, pois podem ter mais vantagem ao utilizarem  o Instagram e/ou o Pinterest, já que as duas redes sociais são totalmente focadas em imagens.

O palco virtual do franqueado

Se o Instagram e Pinterest são vitrines virtuais para franqueados, o Facebook é o palco virtual. Estar nesse palco e fazer uma má apresentação ou deixar passar as oportunidades de falar com o público pode ser muito prejudicial para a marca. Os franqueados podem criar página no Facebook para interagir com seus consumidores, mas realizar postagens com espaços de tempo muito prolongados, não responder aos questionamentos e isso, é o mesmo que faltar a um show. É preciso que o franqueado reveze entre publicações da comunicação instituída pelo franqueador e posts próprios, seguindo a identidade da marca.

Como você pode notar, embora o franqueador possua uma identidade e comunicação da marca, o franqueado pode usar a comunicação e o marketing digital para ser uma referência entre seus clientes.

Mostramos que algumas ações de marketing digital são acessíveis e com bom custo-benefício, não sendo necessário realizar grande esforço de budget para promoção, mas sim, ter planejamento e manter a frequência de postagens e interação com o seu público.

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