Loading...

A importância das redes sociais para a visibilidade e relacionamento das empresas

A importância das redes sociais para a visibilidade e relacionamento das empresas

Publicado em 10 de julho de 2019 - Imagem: Pixabay

As redes sociais existem desde que o homem convive com seus semelhantes, ou seja, desde a sua criação. Porém, o advento das redes sociais na internet criou novidades sem precedentes no modo como as pessoas se relacionam e como recebem a informação. O emaranhado social das relações entre as pessoas, se tornou maior e muito mais amplo, com a proliferação das redes sociais.

Essa maneira de relacionamento rápido e instantâneo influencia atinge a organização das empresas, que ganharam consumidores mais influentes e que opinam nas decisões das empresas.

E assim as redes sociais digitais tornaram-se novos espaços de propaganda, marcas anunciam primeiro suas novidades e produtos nessas redes, pessoas viram marcas nas redes e todo o mundo assiste à revolução das mídias sociais digitais.

Por isso, veja como as redes sociais na internet ampliam a visibilidade das marcas e cria relacionamento entre os seus públicos.

O acervo das redes sociais é infinito

O tempo em que uma publicação errônea em um jornal, revista ou folheto tinha um período de sobrevivência já não existe mais. Na era da tecnologia, as informações fervilham e ecoam por um determinado tempo, viram febre e são guardadas para o recebimento de novidades. Mas, sempre estão acessíveis para consulta.

O acervo do Google mantém tudo guardado para que gerações e gerações revivam a história. Por isso, as empresas precisam atuar nas redes sociais de forma cautelosa e respeitosa. Qualquer crise ou mal entendido pode gerar consequências devastadoras para a marca.

Inúmeras marcas tem sua reputação arranhada por acontecimentos e erros, que viralizam nas redes sociais. Porém, marcas que sabem construir uma Comunicação Corporativa integrada e inteligente, tem uma reputação positiva aumentada.

Marcas como Netflix, McDonalds e outras, usam as redes sociais para construir uma relação próxima ao seu público. Mas isso não funciona apenas para gigantes multinacionais. Veja que interessante este relato abaixo:

Comoção geral nas redes sociais

Os casos citados não foram e não serão os únicos. As redes sociais continuarão comovendo, dando voz, replicabilidade etc aos seguidores, o público em rede se unirá a fim de multiplicar bons e maus serviços.

Outro caso que chamou a atenção e criou uma excelente visibilidade foi o caso do “Rei do iPhone”. Um publicitário enfrentava dificuldades com a bateria do seu aparelho celular, foi ao box do Rei do iPhone, que consertou o aparelho e não cobrou nada. O publicitário fez um post contando a todos como outros técnicos que atendeu tentaram ganhar dinheiro e elogiou a atitude do Rei do iPhone, que realizou o conserto sem cobrar nada. Tão simples era a solução do problema, que para outros técnicos era quase como fazer um aparelho novo.

O post viralizou e o Rei do iPhone poderia mudar o nome de sua empresa para o “Imperador do iPhone”. O sucesso foi tão grande que o espaço em que atendia os clientes ficou pequeno e outro maior foi providenciado.

Como sua empresa ou marca pode usar as redes sociais de forma inteligente?

Primeiramente é importante entender que as redes sociais são um elemento de uma engrenagem maior, que é a Comunicação Corporativa. Elas são um canal de relacionamento. Por isso, as empresas precisam desenvolver um processo amplo e inteligente de Comunicação Corporativa, para que possam entender a real função das redes sociais.

Por isso, as empresas precisam ver a Comunicação de forma integrada. Marketing, jornalismo, relações públicas e publicidade precisam trabalhar juntos, integrados. Quando isso acontece, a Comunicação nas redes sociais fica alinhada e faz com que a empresa seja marcada na mente dos consumidores.

Nosso diretor Frank Rogério, criou um vídeo falando sobre isso, em nosso canal no Youtube:

 

 

Como estamos observando, as mídias sociais são importantes para as empresas. Ainda que a atuação seja mais simplória, é preciso escolher, pelo menos, uma rede social e se inteirar com seus públicos. No nosso ebook, falamos um pouco sobre como a assessoria de imprensa também pode interferir na reputação de uma empresa nas redes sociais.

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Fale Conosco

Telefone
(11) 3129-3981
Endereço
R. Marquês de Itu, 58 - 13º andar Conjunto A - Vila Buarque São Paulo - SP 01210-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios