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Como a comunicação corporativa pode agregar valor ao marketing?

Como a comunicação corporativa pode agregar valor ao marketing?

Publicado em 11 de dezembro de 2017

No Brasil, a COMUNICAÇÃO CORPORATIVA e os serviços de Relações Públicas tiveram início na década de 50, quando as agências de publicidade americanas começaram a se instalar no país e trouxeram a expertise do negócio para cá. Esse fato demonstra o quanto ela está presente nas organizações e como suas estratégias alinhadas a outras áreas como o MARKETING, por exemplo, agregam valor às ações da empresa como um todo. Um trabalho de comunicação corporativa alinhado às estratégias de marketing pode aumentar os resultados da sua organização, em diversos aspectos, dentre eles, utilizar o público-alvo para promover o negócio.

Trabalhar o público-alvo na comunicação corporativa

O consumidor moderno é um influenciador das ações de marketing, ele não é mais um agente receptor dos serviços ofertados, mas um colaborador. Como tal, participa ativamente das estratégias de disseminação das marcas, faz o papel de recomendar produtos e serviços, eleva ou diminui a reputação de uma empresa entre outras atividades. Por isso, o poder de convicção do marketing de vender um produto ou serviço precisa estar embasado por ações que direcionem seus consumidores a se interessarem pela empresa e também recomendá-la aos seus contatos. Nesse sentido, a comunicação corporativa é uma ferramenta importante para o marketing trabalhar esse consumidor-colaborador. Conheça alguns recursos que ajudam na construção de uma boa reputação:

– Comunicação como ferramenta de aproximação: Comunicar-se com o público é a primeira necessidade de qualquer empresa. A comunicação é uma forma de estabelecer contato direto a fim de fidelizar o cliente. Campanhas de comunicação para entender melhor as necessidades do seu público, se forem trabalhadas em conjunto com a comunicação corporativa, resultam em sucesso.

– Estabelecimento de relação de confiança com o público interno: o público interno precisa sentir confiança e orgulho pela empresa. As ações de ENDOMARKETING devem ser realizadas com frequência para unificar informações e estratégias. Comemorações, premiações e festas devem estar no planejamento da área de comunicação corporativa e marketing.

– Relacionamento com o público-alvo na era digital: na era digital, o relacionamento cliente X empresa é ágil e em tempo real. Por isso, para que os consumidores se sintam acolhidos, as companhias se aproximam por meio da comunicação em blogs, redes sociais, e-mail marketing etc.

– Utilização de ferramentas digitais para promover engajamento, organizar e medir as ações: existem diversas ferramentas digitais que podem sem compartilhadas pelos departamentos de comunicação e marketing. Elas organizam as atividades, servem também como controle das tarefas e, em alguns casos, medem a eficácia das ações.

– Difusão da missão, visão e valores: o que norteia uma empresa é a sua missão, visão e valores. Fazer desses princípios uma prática entre todos os envolvidos com a companhia é fundamental para embasar e manter a identidade da empresa. Para isso, as duas áreas que convergem para esse objetivo são a comunicação e o marketing.

– Assessoria de imprensa: projetará sua empresa para os veículos de comunicação e tornará a marca mais conhecida entre as mídias, pessoas e formadores de opinião. No nosso ebook, explicamos tudo o que a assessoria de imprensa pode fazer pelo marketing de uma empresa.

Agora que você conheceu um pouco dos resultados que a comunicação corporativa em conjunto com as ações de marketing pode oferecer às empresas, o que acha de utilizá-los na sua companhia? Entre em contato com a Fran Press e saiba como podemos ajudar a sua organização a obter vantagem competitiva.

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