Como a mudança no algoritmo do Facebook pode interferir no sucesso da página da sua empresa?
Em comunicado divulgado no dia 11 de janeiro, no perfil do fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a rede social anunciou um novo algoritmo para o feed de notícias: os usuários passarão a ver mais publicações de amigos e familiares. Neste post, vamos explicar como essa alteração pode afetar o sucesso e número de visualizações da página da sua empresa.
Primeiro, precisamos entender como funciona o algoritmo do Facebook. De acordo com informações divulgadas pelo próprio Facebook, o algoritmo utilizado se chama Ranking. Simplificadamente, a rede social analisa todas as publicações dos seus amigos, familiares, fanpages e pessoas conectadas a você e identifica quais as pessoas com quem você mais interage, por exemplo, quais conteúdos mais te interessam e essas publicações recebem uma espécie de pontuação e vão sendo ranqueadas. Assim, no seu feed, os posts aparecem de acordo com aquilo que o Facebook entende que é prioritário para você. Segundo o próprio Facebook, o objetivo é conectar os usuários aos conteúdos e publicações que mais interessam a elas, promovendo o bem-estar.
Por que o Facebook mudou o algoritmo?
Apesar do espantoso crescimento da Rede nos últimos anos, o engajamento (número de curtidas, comentários e compartilhamentos) das publicações caiu. A justificativa apresentada no perfil de Zuckerberg para essa queda e para a modificação no algotirmo é de que os usuários do Facebook não estão contentes com a grande quantidade de posts de fanpages de empresas e veículos de comunicação em seus feeds. Outra explicação apresentada para a alteração no algoritmo foi a crescente propagação de notícias negativas e falsas, que, segundo Zuckerberg, dividiu e despertou odeio entre as pessoas. Preceitos contrários ao que o Facebook prega e acredita.
Como será agora?
Com a justificativa de melhorar a experiência dos usuários, o Facebook irá priorizar, nos feeds das pessoas, as publicações de perfis de amigos e familiares e diminuir a aparição dos posts de páginas, sejam elas de empresas, entretenimento, veículos de comunicação, entre outras. O objetivo seria promover novamente o aumento do número de engajamento, uma vez que o Facebook considera que publicações de amigos e familiares gera maior debate, curtidas e compartilhamento, em relação a outras páginas.
Em linhas gerais, a tendência é de que as fanpages tenham queda no número de alcance das publicações e também de interações. As páginas que têm relevância dentro do Ranking do Facebook, conforme comentamos acima, terão mais chances de aparecer nos feeds.
O que minha empresa pode fazer para não perder engajamento?
Um item importante para uma página manter a relevância no Facebook é motivar o engajamento dos usuários. Isso pode ser feito por meio das transmissões ao vivo, também conhecidas como lives, e que costumam provocar debates e comentários. Além disso, é interessante encorajar as pessoas que curtem a sua página a selecionar a opção “Ver primeiro” do Facebook, para que elas possam receber as publicações em caráter de prioridade, logo no início do feed. O uso dos posts patrocinados também é um recurso que pode ser utilizado para garantir o alcance da sua página.
Porém, mesmo com a exploração das ações acima, não é possível garantir que sua empresa mantenha o mesmo nível de alcance e engajamento, por isso, invista em outras plataformas e redes sociais, além do Facebook. A produção de conteúdo digital de qualidade e relevância, conforme vimos anteriormente, é fundamental para o relacionamento e fidelização da sua marca diante dos diversos públicos.
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