Publicado em 27 de fevereiro de 2018 - Imagem: @timbennettcreative
Em comunicado divulgado no dia 11 de janeiro, no perfil do fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a rede social anunciou um novo algoritmo para o feed de notícias: os usuários passarão a ver mais publicações de amigos e familiares. Neste post, vamos explicar como essa alteração pode afetar o sucesso e número de visualizações da página da sua empresa.
Primeiro, precisamos entender como funciona o algoritmo do Facebook. De acordo com informações divulgadas pelo próprio Facebook, o algoritmo utilizado se chama Ranking. Simplificadamente, a rede social analisa todas as publicações dos seus amigos, familiares, fanpages e pessoas conectadas a você e identifica quais as pessoas com quem você mais interage, por exemplo, quais conteúdos mais te interessam e essas publicações recebem uma espécie de pontuação e vão sendo ranqueadas. Assim, no seu feed, os posts aparecem de acordo com aquilo que o Facebook entende que é prioritário para você. Segundo o próprio Facebook, o objetivo é conectar os usuários aos conteúdos e publicações que mais interessam a elas, promovendo o bem-estar.