7 dicas para prevenir e gerenciar uma crise de imagem

1. Mantenha um bom relacionamento com jornalistas e veículos de comunicação

Os jornalistas são responsáveis pela seleção dos conteúdos que serão divulgados nos veículos de comunicação em que trabalham. Uma denúncia ou até um boato, se entendidos como graves, têm grandes chances de serem amplamente divulgados, mas, se o assessor de imprensa mantiver uma boa relação com os repórteres, as chances de estes profissionais abrirem um bom espaço para que a empresa possa se pronunciar e esclarecer os fatos, são muito maiores.

2. Monitore o mercado e as redes sociais

Em notícias que são divulgadas pela imprensa e pelos concorrentes, os comentários do público nas redes sociais são um termômetro que podem ajudar a antecipar uma crise, uma vez que indicam como anda a reputação de sua marca. Por isso, ter um discurso firmado e uma resposta rápida, fazem toda a diferença!

3. Antecipe a crise

 

Além de monitorar a reputação da marca na imprensa e com os públicos-alvo, como citado anteriormente, é importante identificar algumas situações que podem gerar crise de imagem, a partir de informações sobre a empresa (ramo de atuação, histórico, comunicação interna). Fazer um mapeamento de tudo isso, é o primeiro passo. No nosso ebook, falamos um pouco sobre como prevenir e gerenciar uma crise.

4. Entenda a crise

 

A partir do momento que uma crise de imagem se instaura, o assessor de imprensa deve, imediatamente, entender todos os pontos que envolvem o problema: o que aconteceu, qual a situação, o que a imprensa e o público desejam saber, onde está o problema, etc. Assim, a criação de estratégias de comunicação para o combate da crise pode ter início.

5. Apure as informações

 

Depois de entender do que se trata a crise, é imprescindível que o assessor de imprensa apure as informações, antes que os jornalistas o façam. É papel do assessor verificar quais informações são verdadeira e quais são falsas, além de alinhar com os gestores da organização as estratégias, não só para comunicação, mas também para possíveis reparações de danos.

6. Prepare os porta-vozes

 

Se calar diante de uma crise nunca é a melhor estratégia. A empresa deve dialogar com a imprensa, com os formadores de opinião. Assim, estará conversando, também, com seu público. Esse diálogo pode se dar por meio de uma nota ou até uma coletiva de imprensa, dependendo da situação. Por isso, a Assessoria de Imprensa precisa realizar um media training com os porta-vozes, ou seja, pessoas que vão falar pela organização à imprensa. O media training nada mais que um treinamento, preparando os porta-vozes para entrevistas, no que diz respeito às perguntas e respostas, posturas, vestimentas, modo de se portar e falar.

O objetivo é tentar recuperar a credibilidade, que pode estar em risco, demonstrando segurança e controle da situação.

7. Seja transparente

 

Os jornalistas têm recursos suficientes para apurar e descobrir muitas informações. Isso inclui omissões e mentiras em uma crise, afinal, a frase “mentira tem perna curta” é válida nessa situação. Por isso, é importante que as declarações transmitidas pela empresa estejam alinhadas com o acontecimento real.

Juntas, essas medidas podem ajudar a prevenir uma crise ou a contorná-la de maneira mais tranquila e assertiva.

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