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A importância do Media Training para o posicionamento do seu negócio

A importância do Media Training para o posicionamento do seu negócio

Publicado em 23 de Abril de 2018 - Imagem: Freepik

A Assessoria de Imprensa é uma das principais áreas da Comunicação Corporativa de qualquer empresa, por permitir que a organização estabeleça um bom relacionamento com a imprensa, formadores de opinião, digital influencers e, consequentemente, com seus públicos. Entre todas as ações que envolvem o trabalho de uma Assessoria está o Media Training. Neste post, vamos falar sobre o que é o Media Training e como ele é fundamental para o posicionamento da sua marca.


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O que é Media Training?

O Media Training, em português, treinamento de mídia/imprensa é o trabalho de treinamento de porta-vozes na concessão de entrevistas para os veículos de comunicação (rádio, televisão, revistas, jornais, portais na internet, etc.), ou, ainda, no relacionamento com os jornalistas, em eventos, por exemplo.

O principal objetivo do Media Training é preparar o porta-voz, que pode ser o presidente, CEO, gerente de uma área específica da empresa, entre outros, para que ele passe a mensagem correta de maneira clara para a imprensa, porque essa mesma mensagem será transmitida pela imprensa aos diversos públicos que essa empresa possa ter. Além disso, não é só o que é dito que importa, o comportamento do porta-voz diante do jornalista também é importante: a postura em frente e fora das câmeras, o traje, etc. O media training também prepara o porta-voz para falar com a imprensa em momentos de crise na empresa. No nosso blog, já demos algumas dicas para prevenir e gerenciar crises de imagem.

Como funciona o Media Training?

O primeiro passo para a realização do treinamento de imprensa é a escolha dos porta-vozes; das chamadas key messages, que são as principais mensagens que a empresa deseja passar no seu processo de comunicação corporativa; e dos stakeholders da organização, ou seja, os públicos. Assim, fica mais fácil planejar o conteúdo dessas mensagens e como elas devem ser transmitidas.

Depois disso, é aplicado o treinamento em si, com aplicação de entrevistas surpresas, sobre os temas que a empresa domina, com possível simulação de perguntas para situações de crise. Essas entrevistas devem ser gravadas em vídeo e áudio, para que o assessor que esteja aplicando o treinamento possa fazer análises e corrigir comportamentos. Por exemplo: para a televisão, não é adequado que o porta-voz se movimente muito, além disso, deve evitar possíveis manias, como mexer no cabelo, roer unhas, etc.

Nesse momento, o assessor responsável precisa explicar as diferenças entre os diversos veículos, por exemplo, o tempo no rádio e na televisão são menores, por isso, o porta-voz deve se atentar em transmitir as informações da maneira mais clara e objetiva, focando naquilo que é primordial. É imprescindível, ainda, que o entrevistado esteja sempre muito bem informado sobre o que acontece na empresa e tenha sempre dados e números em mãos, para reiterar seus argumentos.

Porta-vozes bem treinados são capazes de posicionar a empresa em um ótimo patamar para os negócios.

Como o Media Training influencia no posicionamento do meu negócio?

Quando os porta-vozes demonstram preparo, conhecimento e controle, eles transmitem confiança para os stakeholders, fortalecendo, assim, o relacionamento e imagem da empresa, proporcionando credibilidade aos negócios. Por exemplo: quando houve suspeitas de que havia pedaços de rato em uma empresa de refrigerante, o número de pessoas que foi influenciado por esse boato foi mínimo, uma vez que a empresa tem uma imagem forte e consolidada no mercado a respeito dos seus processos internos e externos. Além disso, um porta-voz vem treinado, tem domínio das informações e sabe exatamente quais devem ser divulgadas ou não para a imprensa, diminuindo as chances de uma crise de imagem. E, ainda, um entrevistado que fala e se porta bem desperta mais interesse da mídia e dos jornalistas, que passam a solicitar essa fonte para mais entrevistas e matérias, aumentando a visibilidade da empresa.

Nós temos um ebook completo de Assessoria de Imprensa, com mais detalhes sobre o media training e todas as outras ações que envolvem o trabalho de um assessor.

 

 

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