Comunicação Corporativa para as empresas: por que é tão importante?

O termo Comunicação Corporativa é amplamente utilizado por agências e instituições de comunicação, evidenciando uma preocupação do mercado em investir e aprimorar esse quesito, mas, o que é Comunicação Corporativa?

A Comunicação Corporativa pode ser entendida por toda a comunicação, tanto interna quanto externa, de uma empresa, organização ou instituição, envolvendo seus diversos tipos de públicos, como colaboradores, mercado, clientes, investidores, fornecedores, parceiros, entre outros. O objetivo da Comunicação Corporativa é apresentar um conjunto de mensagens que transmitam uma ideia principal sobre a organização, por isso é necessário um planejamento orquestrado e eficiente no relacionamento com os diversos públicos (interno e externo).

planejamento de ações é realizado de acordo com as necessidades corporativas específicas e os instrumentos e meios de comunicação também devem se adequar à realidade de cada empresa, seguindo a estratégia do setor de comunicação. Entre as possibilidades de canais de comunicação, podemos destacar mídias digitais, redes sociais, jornais, revistas, murais internos, eventos para o público interno e externo, blog da empresa, e-mail marketing, folders, press release, press kit, entre outros.

Qual a importância da Comunicação Corporativa?

 Por ser responsável pela comunicação institucional como um todo, a Comunicação Corporativa tem papel decisivo na construção e manutenção da boa reputação de uma organização. Para ter uma boa imagem e conquistar a fidelidade dos seus públicos, é necessário um bom planejamento estratégico e operacional em comunicação, tendo como foco cada público e a ferramenta e linguagem mais efetivas para seduzi-lo.

O público interno de uma empresa é composto pelos colaboradores, fornecedores e parceiros. Para incentivar, motivar e se comunicar com esse segmento, a instituição pode usar alguns canais de comunicação, como:

  • E-mail marketing;
  • Jornais internos;
  • Mural;
  • Eventos, cursos, workshops e palestras;
  • Folders;
  • Reuniões;
  • Intranet.

Já o público externo é formado pelos clientes, imprensa (jornalistas), formadores de opinião, concorrentes, público em geral. As principais ferramentas de comunicação para o relacionamento são:

  • Televisão;
  • Internet: redes sociais, mídias digitais, blog da empresa;
  • Press release;
  • Eventos;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Reuniões;
  • Rádio.

A Comunicação Corporativa, então, se destaca como o principal instrumento de comunicação institucional. Esse é o principal serviço oferecido pela Fran Press. Se você se interessou por esse assunto, acesse o nosso site e saiba ainda mais sobre o que podemos fazer por você e sua empresa.

Política de Uso de Cookies

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação.