Como a comunicação interna pode aumentar o engajamento dos colaboradores ?
A comunicação interna é o conjunto de técnicas que viabiliza a informação aos públicos interno e externo por meio de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, promoção, pesquisa e endomarketing. É uma ferramenta importante para a tomada de decisão. Ela coopera com os resultados, cria a identidade da companhia perante seus públicos e aproxima todos os envolvidos. Neste post você saberá qual é a importância da comunicação interna para promover o engajamento dos colaboradores.
Importância da comunicação interna
É preciso alinhar internamente a comunicação entre todos os colaboradores para que eles disseminem a cultura da corporação e propaguem os pontos fortes, de nada adianta parecer ser uma das melhores empresas quando internamente o sentimento é contrastante e depõe contra a organização.
Empresas que não conseguem convencer o próprio público interno dificilmente se manterão perante o externo.
Para que a comunicação alcance resultados produtivos, primeiramente, é preciso saber comunicar-se com o público-alvo fundamental para a sobrevivência da empresa: o interno e, assim, partir para a conquista dos demais públicos (stakeholders).
Funcionamento da comunicação interna
Sabendo-se que a finalidade da comunicação interna é manter os colaboradores envolvidos com os objetivos da empresa, ela deve ser um instrumento de redução de ruídos, extinção de boatos e outros males que afetam diretamente o clima organizacional e produzem maior rotatividade de colaboradores.
Para o bom funcionamento da comunicação interno é preciso:
– elaborar um planejamento estratégico de comunicação;
– comunicar todos os públicos e, se possível, envolvê-los no planejamento;
– colocar em prática as estratégias;
– a alta gerência precisa manter um canal de comunicação com os colaboradores;
– a comunicação deve ser acessível a todos os públicos;
– criar canais de sugestão;
– realizar eventos de relacionamento;
– praticar o endomarketing, entre outras ações.
Fluxos da comunicação interna
A operacionalização da comunicação empresarial interna acontece por meio de fluxos. São eles: fluxo ascendente, fluxo descendente, fluxo horizontal e fluxo transversal.
O fluxo descendente acontece quando as informações são geradas nas diretorias, gerências, coordenações etc e são difundidas por esses emissores aos colaboradores. Nesse caso, os colaboradores operacionais não participam do planejamento, eles acatam as decisões e as põe em prática. Esse tipo de comunicação é realizado via e-mails, boletins, newsletter etc.
O fluxo ascendente é composto por sugestões, observações, comentários que partem dos colaboradores para a direção da empresa. Já o fluxo horizontal conta com a participação de todos os colaboradores da empresa por meio da troca de informação entre os setores, porém é informal.
O fluxo de comunicação transversal abrange todos os níveis hierárquicos, tornando a gerência participativa e flexível.
Considerações sobre a comunicação interna
As corporações que almejam aumentar sua produtividade devem se atentar para a cultura organizacional a fim de que o ambiente de trabalho seja produtivo e cativante. A cultura organizacional é a identidade da empresa, trata-se de normas oficiais e não oficiais que molduram o modo de agir e pensar dos colaboradores. A comunicação empresarial interna favorece o desenvolvimento e manutenção da cultura organizacional.
A comunicação interna estrutura a cultura organizacional e valoriza o relacionamento com o colaborador, cujas consequências serão benéficas e alcançarão também o público externo.
Sua empresa deseja estruturar a comunicação interna? Fale com a Fran Press, aqui você encontra a solução ideal para a sua equipe.