Assessoria de Imprensa para eventos: por que é tão importante?

No nosso ebook, falamos um pouco sobre o que é Assessoria de Imprensa e qual é o papel dela no Marketing de uma empresa. Agora, vamos elucidar a importância da Assessoria de Imprensa para o projeto de comunicação de eventos.

Os eventos, sejam eles de qualquer tipo – corporativos, feiras, festas, shows – são criados e produzidos com seis objetivos principais:

  • Promoção;
  • Propaganda;
  • Geração e manutenção de relacionamento;
  • Incentivo e motivação dos públicos;
  • Posicionamento de marca;
  • Vendas.

Para atingir seus objetivos e atrair o público-alvo, os eventos precisam da ampla cobertura dos veículos de comunicação, que vão conferir mais credibilidade e proporcionar mais canais de divulgação. Por outro lado, a imprensa também tem interesse na propagação de certos eventos, por serem de interesse público. O responsável por fazer esse meio de campo entre a organização do evento e os veículos de comunicação é o assessor de imprensa.

Assessoria de Imprensa em eventos

Assessoria de Imprensa é capaz de criar estratégias assertivas e um planejamento eficiente em comunicação, utilizando ferramentas integradas, tendo como foco o relacionamento com o público e as características do evento.

O trabalho de Assessoria de Imprensa está presente em todos os momentos do evento: pré, durante e pós. Antes da realização de qualquer evento, além de realizar o planejamento de ações, os assessores são responsáveis por produzir o material de divulgação para a imprensa; preparar o mailing de jornalistas com os quais entrarão em contato; contatar, de fato, esses jornalistas; agendar e preparar os porta-vozes do evento para entrevistas; e providenciar o kit de imprensa, quando houver.

Durante o evento, a Assessoria de Imprensa precisa organizar o credenciamento dos jornalistas, preparar a sala de imprensa, organizar as entrevistas e coletivas, quando houver e estar à disposição para atender às demandas dos veículos de comunicação, uma vez que estejam em harmonia com a proposta da organização.

No pós-evento, o assessor é responsável pela produção de material divulgando como foi o evento. Além disso, é o momento de fortalecer o relacionamento com os jornalistas que realizaram a cobertura do evento e fazer o acompanhamento das publicações.

É importante pontuar que o trabalho de Assessoria de Imprensa em um evento é parte de um projeto maior de Marketing e Comunicação. Ou seja, as ações da Assessoria devem estar alinhadas com as outras ações de comunicação que foram planejadas para o sucesso do evento e a promoção correta da marca.

Clique aqui e veja como a Fran Press pode auxiliar na promoção de seus eventos.

Política de Uso de Cookies

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação.