Loading...

Por que a sua marca precisa da Assessoria de Imprensa para crescer?

Por que a sua marca precisa da Assessoria de Imprensa para crescer?

Publicado em 14 de Março de 2018 - Imagem: freepik

A Comunicação Corporativa de qualquer organização envolve diversas áreas, como Endomarketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. O principal objetivo é construir e manter uma boa imagem e reputação da empresa junto a seus públicos. A Assessoria de Imprensa é peça-chave no sucesso desse objetivo.

Neste post, vamos falar do papel da Assessoria de Imprensa na Comunicação Corporativa e mostrar porque sua empresa precisa da Assessoria de Imprensa para se desenvolver e atingir os melhores resultados.


Acesse nosso Kit Assessoria de Imprensa!

Ao preencher os dados enviaremos um e-mail com o conteúdo e será direcionado para o Kit.

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

O que é Assessoria de Imprensa?

A Assessoria de Imprensa é responsável por intermediar as relações entre a organização e os veículos de comunicação. Cabe, então, ao assessor de imprensa gerir e controlar as informações da empresa e traçar estratégias para o controle e/ou divulgação na imprensa. Por exemplo: se sua empresa está desenvolvendo alguma ação, que vá gerar impacto, como uma ação social, o assessor será o responsável por contatar os jornalistas e promover essa informação de maneira correta para a divulgação na imprensa, com o objetivo de impactar positivamente os diversos públicos da instituição. Além disso, o assessor também pode atuar no controle de crises de imagem, fazendo o oposto: evitando que informações sejam precipitadamente disseminadas.

Normalmente, cabe ao profissional de jornalismo o papel de assessor de imprensa, uma vez que, durante a graduação, desenvolve o conhecimento necessário para identificar os temas que são de interesse do público. Desse modo, os assessores conseguem distinguir quais assuntos da organização podem despertar interesse para a publicação dos jornalistas nos veículos de comunicação em que trabalham.

O que faz um assessor de imprensa?

O Manual de Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fenarj (2007), informa que são funções do assessor de imprensa, principalmente:

  • Criar um plano de comunicação;
  • Colaborar para a compreensão da sociedade do papel da organização;
  • Estabelecer uma imagem comprometida com os seus públicos;
  • Criar canais de comunicação internos e externos que divulguem os valores da organização e suas atividades;
  • Detectar o que numa organização é de interesse público e o que pode ser aproveitado como material jornalístico;
  • Desenvolver uma relação de confiança com os veículos de comunicação;
  • Criar instrumentos que permitam mensurar os resultados das ações desenvolvidas;
  • Preparar as fontes de imprensa das organizações para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil.

 Por que a minha empresa deve ter uma Assessoria de Imprensa?

Já vimos que a Assessoria de Imprensa faz a ponte entre organização e imprensa, tendo como prioridade a manutenção da boa imagem e reputação dessa organização diante dos seus diversos públicos. Nesse sentido, o Manual de Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fenarj (2007) informa que “um trabalho continuado de Assessoria de Imprensa permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade”. No nosso ebook, explicamos por que a Assessoria de Imprensa é fundamental para as estratégias de Marketing de uma empresa.

A boa reputação de uma empresa confere credibilidade a ela e os consumidores tendem a optar por instituições que são bem vistas. Sendo assim, quanto mais positiva for a imagem de uma empresa, maiores são as chances de ela atrair novos clientes e fidelizar aqueles mais antigos. Além disso, precisamos levar em conta que os consumidores se tornaram geradores de conteúdo nas redes sociais e que têm o potencial de influenciar outros consumidores, evidenciando ainda mais a importância da Assessoria de Imprensa no trabalho de comunicação.

A Fran Press Comunicação Corporativa é especialista em Assessoria de Imprensa há mais de 20 anos e pode te ajudar. Visite nosso site e nos conheça mais.

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Fale Conosco

Telefone
(11) 3064-4575
Endereço
Rua Curupacê, 145 - Mooca
São Paulo - SP 03120-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios