Loading...

Em quais Redes Sociais devo investir para alavancar meus negócios?

Em quais Redes Sociais devo investir para alavancar meus negócios?

Publicado em 4 de junho de 2018 - Imagem: christian wiediger

Em pesquisa lançada pela Hootsuite em 2017, 2,8 bilhões de pessoas faziam uso das redes sociais, em todo o mundo, até o final de 2016. Isso significa que mais de um terço da população mundial usa internet. Com tantas opções online, fica difícil escolher quais são as melhores redes sociais para investir tempo e dinheiro e alcançar o seu público. Neste post, vamos falar sobre as redes sociais mais utilizadas no Brasil e indicar quais valem a pena o investimento para alavancar os seus negócios.


Acesse nosso Kit Marketing de Conteúdo!

Ao preencher os dados enviaremos um e-mail com o conteúdo e será direcionado para o Kit.

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

O que são redes sociais?

Redes sociais, no ambiente digital, são os canais, como sites e aplicativos, que permitem a interação e troca de informações, promovendo o relacionamento entre os seus usuários. O termo surgiu nos anos 90, com a criação da primeira rede social na internet, o site SixDegress.

Com o tempo, as organizações também foram ocupando espaço nesse ambiente, por identificar oportunidades de fortalecer o relacionamento com os clientes e aumentar suas vendas. Hoje, 94,4% das empresas brasileiras estão nas redes sociais, de acordo com dados divulgados pelo Social Media Trends, em 2018.

Redes sociais x Mídias digitais x Mídias sociais

A mídia digital é toda divulgação de informação e comunicação feita na internet, ou seja, é o oposto de mídia analógica (televisão, rádio, revistas, etc.). Podemos considerar como mídia digital os sites, blogs, anúncios online, banners digitais, entre outros. Já as mídias sociais, na internet, são as tecnologias que permitem e promovem a interação, como blogs, chat de sites, e, até mesmo as redes sociais. Podemos dizer, então, que as redes sociais fazem parte das mídias sociais. Porém, as redes sociais diferem das mídias sociais por unirem pessoas que têm interesses em comum, por exemplo, os grupos do Facebook.

Quais as redes sociais mais utilizadas?

Um estudo realizado pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite, em 2017, indicaram que, no Brasil, a rede social mais utilizada pelos entrevistados, com idades entre 16 e 64 anos, é o Youtube. 60% declararam utilizar a plataforma de vídeos, 59% afirmaram utilizar o Facebook, seguido pelo WhatsApp, com 56%. Em quarto lugar, com 43%, está o Messenger, do Facebook, para bate papos e, em quinto, o Instagram, em que 40% dos entrevistados afirmaram utilizar o aplicativo.

Em quais redes sociais devo investir?

Antes de investir em qualquer canal de comunicação, seja ele online ou offline, é preciso conhecer seu público e onde ele está, não só geograficamente, mas quais informações ele consome e onde ele consome. O principal meio de descobrir isso é por meio de pesquisas de opinião e, também, por análises de acesso às suas plataformas digitais. Assim, é possível traçar um perfil do seu público para falar diretamente com ele de forma mais direcionada e eficiente, nos canais certos.

Uma outra forma de direcionar os seus recursos em redes sociais é pensando em quais são as mais utilizadas e, portanto, têm maior alcance. Como vimos acima, no Brasil, o Youtube, Facebook, WhatsApp e Instagram são as redes sociais mais utilizadas, portanto, podem ser bons canais para investimentos. Também de acordo com o estudo da We Are Social, Google+, Twitter, Linkedin, Pinterest e Tumblr também são muito usadas, porém, por menos pessoas. E é justamente por isso que aconselhamos uma definição do perfil do seu público e persona para os seus negócios.

A Fran Press atua há mais de vinte anos na área de Comunicação Corporativa e pode ajudar você a sua empresa a traçar as melhores estratégias para as suas redes sociais e também para a comunicação da sua empresa como um todo, com ações de Assessoria de Imprensa, Marketing de Conteúdo, Comunicação Interna, entre outras.

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Fale Conosco

Telefone
(11) 3064-4575
Endereço
Rua Curupacê, 145 - Mooca
São Paulo - SP 03120-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios