Loading...

Como as Redes Sociais podem influenciar a reputação de uma empresa?

Como as Redes Sociais podem influenciar a reputação de uma empresa?

Publicado em 22 de Janeiro de 2018 - Imagem: Pixabay

Com o surgimento das Redes Sociais, a comunicação entre as empresas e seus públicos deixou de ser unilateral e se tornou uma via de mão dupla. Hoje, os consumidores podem interagir diretamente com as organizações, por meio do Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.

Nesse post vamos falar sobre um dos principais pontos que tangem a relação empresas/consumidores: a reputação empresarial.


Acesse nosso Kit Marketing de Conteúdo!

Ao preencher os dados enviaremos um e-mail com o conteúdo e será direcionado para o Kit.

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Mas, o que é reputação empresarial?

No dicionário Aurélio, o principal significado de reputação é “conceito; opinião pública favorável ou desfavorável”. Essa é uma boa e resumida definição do que é a reputação. No âmbito empresarial, ela está relacionada, também, à concorrência. Ou seja, como uma organização é vista pelos seus públicos, tendo como parâmetro de comparação as empresas concorrentes. A reputação empresarial se trata da imagem que a organização está refletindo aos consumidores e como ela é percebida pelo mercado, em geral.

Redes Sociais e Reputação

Além de permitir interação, as redes sociais são capazes de difundir rapidamente as informações. Um publicação no Facebook pode conseguir milhares de compartilhamentos em questão de horas. Outro ponto importante na questão de reputação de uma marca é a democratização da internet. Por meio dela, os consumidores passaram a pesquisar e comprar produtos online e é no processo de pesquisa e consequente escolha de uma marca e/ou produto que a reputação pode interferir.

Algumas ferramentas do Facebook, por exemplo, estão diretamente relacionadas à reputação de uma marca. Nas páginas das empresas há duas informações sobre essa questão: tempo de resposta e avaliação. Por meio da avaliação, que vai de uma a cinco estrelas, os clientes e consumidores podem avaliar o produto ou organização e ainda deixar comentários. Uma página com menos de três estrelas, por exemplo, pode sinalizar uma despreocupação da empresa com seus consumidores. Além disso, há a informação sobre o tempo que a empresa demora para responder as mensagens que recebem por inbox. Se uma companhia responde rapidamente, pode indicar a preocupação e o cuidado que ela tem em atender seus públicos.

Os comentários dos consumidores também são uma arma poderosa para a construção da boa ou má reputação de uma empresa. No Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e até em fóruns de sites, as pessoas podem deixar seus comentários sobre diversos pontos da empresa: atendimento, qualidade do produto, tempo de entrega, entre outros.

Conclusão

A reputação de uma organização pode interferir diretamente na decisão de escolha dos consumidores. Com o acesso à internet cada vez mais popularizado, os públicos têm em suas mãos diversos meios de verificar e contribuir para a reputação de empresas. No nosso ebook, falamos sobre como a assessoria de imprensa pode influenciar a reputação de uma organização nas redes sociais.

 

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Fale Conosco

Telefone
(11) 3064-4575
Endereço
Rua Curupacê, 145 - Mooca
São Paulo - SP 03120-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios