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5 dicas para arrasar na comunicação do seu evento nas redes sociais

5 dicas para arrasar na comunicação do seu evento nas redes sociais

Publicado em 7 de Fevereiro de 2018 - Imagem: freepik

Planejar e produzir um evento são passos importantes para que ele aconteça da melhor maneira possível, mas a comunicação eficiente é imprescindível para que o evento seja um sucesso. Hoje, daremos algumas dicas para você arrasar na comunicação do seu evento, com foco nas redes sociais.

A divulgação no período que antecede o evento, também conhecido como “pré-evento” é uma das etapas mais importantes para a atração do seu público-alvo. Para isso, são realizadas pesquisas sobre o setor, mercado, público e concorrentes, a fim de entender e identificar como o seu evento pode interessar a audiência e quais são suas expectativas. E a comunicação vai ser a ferramenta principal para alinhas as expectativas do seu público com os objetivos do seu evento ou feira corporativa.

Os canais de comunicação do seu evento podem ser vários, como propagandas e notícias divulgadas na televisão, rádios, jornais, revistas; e-mails marketing; redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, entre outras. Nesse sentido, as redes sociais se tornam uma importante e poderosa plataforma de divulgação, uma vez que são gratuitas e com o conteúdo certo, podem viralizar a informação do seu evento.

Como as redes sociais podem ajudar na divulgação do evento?  

  1. Identifique onde está seu público

Conhecer o público-alvo é fundamental para a realização e sucesso de qualquer evento. Por meio de pesquisas, que podem ser feitas pela internet, presencialmente, por levantamento de dados, entre outros recursos, a organização pode identificar quais as expectativas da sua audiência.  Aqui, é muito importante descobrir quais canais de comunicação ela utiliza: e-mail, Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube. A partir dessa informação, você saberá onde divulgar e focar os esforços de comunicação para os canais corretos.

  1. Planeje e prepare o conteúdo

Depois de identificar as redes sociais mais utilizadas pelo seu público de interesse, planeje e produza um conteúdo que atraia a atenção dele. Nesse caso, a pesquisa de identificação da sua audiência, citada acima, também pode ajudar. O seu público prefere ver vídeos, imagens, infográficos ou ler textos, na internet? Sobre quais assuntos? Relacione todas essas respostas à sua produção de conteúdo. Se necessário, contrate outros profissionais, como uma produtora de vídeos e/ou designers para te ajudar nesse processo.

  1. Engaje seu público. Crie e use #hashtags

As hashtags contribuem para o fortalecimento da identidade de um evento nas redes sociais. Além disso, elas permitem que você, por meio de mecanismos de busca, identifique o que as pessoas estão comentando sobre o evento e também qual o nível de engajamento. Por isso, incentive o uso das hashtags. Aqui, a produção de conteúdo é fundamental também, uma vez que o seu público precisa se identificar com a informação para interagir com ela (curtir, comentar, compartilhar, utilizar a hashtag, etc.).

  1. O seu evento ao vivo

Redes sociais como o Facebok e Instagram oferecem a possibilidade de realizar transmissões ao vivo, de qualquer lugar com conexão à internet. Esses recursos podem aproximar o seu público, além de despertar atenção e interesse, principalmente se o evento conta com vários dias de duração. Novamente, planejar o conteúdo, o que vai ser transmitido é fundamental. O que o seu público gostaria de ver? Uma palestra? Algumas dicas? A estrutura? Identifique essas questões e sua transmissão será um sucesso.

  1. Atenção às métricas e resultados

Outro recurso que as redes sociais fornecem são as métricas, uma espécie de Analytics, que apresentam informações sobre os resultados que cada publicação obteve: número de curtidas, de visualizações, compartilhamentos, pessoas alcançadas, entre outros. Esses dados ajudam a avaliar qual publicação foi mais efetiva e engajou mais o seu público, te dando os parâmetros para a produção de novos conteúdos para a continuidade do envolvimento da sua audiência.

Conclusão

Criar e manter um projeto de comunicação alinhado ao público é fundamental para o sucesso de qualquer evento. As possibilidades que as redes sociais oferecem a tornam uma ótima ferramenta de divulgação. A Fran Press tem mais de vinte anos de experiência na comunicação de eventos e feiras corporativas. Entre em contato com a gente e conheça mais de nossos projetos: http://franpress.com.br/

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