Projeto Tecnológico do interior de São Paulo é modelo para várias outras cidades do Brasil

O presidente do Conselho Curador da Inova Prudente fala da importância da Comunicação Corporativa para um projeto desse porte
Projeto Tecnológico do interior de São Paulo é modelo para várias outras cidades do Brasil

Publicado em 27 de outubro de 2020

Há exatos 580 quilômetros da capital paulista está o município de Presidente Prudente. Com uma população de mais de 230.000 habitantes e cercado por outros 53 municípios menores, a cidade é sede regional da administração estadual e responsável pela maior economia presente em todo esse mercado, especialmente pela força do seu comércio e pela pecuária. Um dos mais importantes polos econômicos do interior de São Paulo, Prudente – como é conhecida – é hoje o 36º em população no Estado e constantemente aparece nos rankings de melhores cidades do Brasil em qualidade de vida para se residir. A população de sua sede regional hoje ultrapassa um milhão de habitantes.

Presidente Prudente tem hoje um dos mais avançados projetos de fomento negocial do interior paulista, o Inova Prudente. Ele é fruto de uma fundação que leva o mesmo nome que foi criada para permitir a articulação do ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade, reunindo os seus principais articuladores num espaço que oferece todo apoio e infraestrutura para que eles possam se desenvolver. O seu diretor, Rogério Marcus Alessi, define o espaço como “um local de trabalho, informal, de negócios, e nossa missão é melhorar o ambiente para que isso aconteça”.

O Inova Prudente é hoje um complexo de 3 blocos, com mais de 5 mil metros quadrados com toda infraestrutura: auditórios, salas de aula, laboratórios, salas de reunião, espaços de convívio, lanchonete e o maior coworking municipal do Brasil, voltado para inovação com uma condição única: é possível abrir uma empresa de base tecnológica em nosso espaço, e utilizar ambientes compartilhados ou salas privativas. O espaço funciona também como um condomínio de empresas: mais de 30 CNPJ usufruem de sua infraestrutura.

O projeto pode ser definido como um Hub de inovação, e é destinado principalmente a acadêmicos de graduação e pós, a empreendedores de negócios de base tecnológica, mentores e profissionais liberais. Mas também atraímos investidores, empresários interessados em inovação e todos que consigam enxergar nesse ecossistema oportunidades de negócios. Rogério Alessi conta que o projeto no início dependeu de uma série de eventos para atrair público, mas que imediatamente a cidade e a região entenderam a proposta de um ambiente mais descolado e com toda a sua estrutura. “As histórias de sucesso vieram rápidas e foram fundamentais para um crescimento orgânico e natural”, diz ele.

Principais projetos

Com o surgimento de novos negócios o projeto Inova Prudente criou uma aceleradora de startups, que já impulsionou mais de 30 projetos inovadores, a maioria deles já monetizados no mercado. O projeto tem hoje – além de dezenas de cursos e workshops – uma iniciativa inédita na região; inaugurou o primeiro hotel de projetos inovadores, que vai ajudar acadêmicos e egressos a validarem seus projetos no mercado para criarem suas próprias startups.

A população acadêmica de Presidente Prudente representa hoje 10% dos seus habitantes e isso é um fator importante para o sucesso desse projeto. “Queremos incentivar pesquisadores a empreenderem seu esforço acadêmico e ganhar dinheiro com isso, ir além de uma publicação no congresso”, avisa com orgulho Rogério Alessi. “Também somos polo EAD da Univesp, a universidade virtual do governo de SP e criamos um escritório de projetos inovadores para auxiliar pesquisadores de pós-graduação a criarem seus negócios a partir de suas pesquisas. Já temos 4 teses de doutorado que se transformaram em CNPJ e um produto inédito que surgiu a partir de uma dissertação de mestrado”, completa o executivo.

Outro ponto positivo do Inova Prudente é que o projeto tem atraído a atenção de grandes players do mercado. Recentemente seus diretores concluíram o estudo para obter o credenciamento como CIT – Centro de Inovação Tecnológica junto ao governo do Estado, e já está atraindo grandes empresas interessadas nas startups e talentos que estão conectados com o projeto. Em breve Rogério Alessi acredita que eles terão mais oportunidades de negócio para fixar nossos jovens talentos na cidade e seguir com esse processo. A estrutura atraente da cidade deve ajudar muito.

Parcerias

Recentemente Bauru, outro município do interior de São Paulo, inaugurou a Inova Bauru, inspirado no projeto de Presidente Prudente. A cidade também auxiliou a incubadora da cidade paulista de Araçatuba inaugurada há pouco tempo. O Inova Prudente está em conexão com ecossistemas vizinhos como os das cidades de Assis, Presidente Epitácio e Marília, todos no Estado de São Paulo. No Estado vizinho do Paraná, o projeto conversa com as cidades de Londrina e Maringá. Em outras duas ocasiões o projeto teve contatos internacionais, um deles num evento com o pesquisador Jesse The de Waterloo, no Canadá e em outro com a pesquisadora Bruna Brasil Brandão, pós-doutora no Joslin Diabetes Center – Centro de Pesquisa afiliado à escola de Medicina de Harvard, Boston. Há também conexões com Portugal e Espanha onde o projeto foi apresentado em Barcelona há 2 anos.

Comunicação Corporativa

Nesta entrevista o diretor Rogério Alessi teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Fran Press e comentou a sua opinião sobre a importância de um trabalho de comunicação corporativa. “Entendemos a comunicação corporativa como estratégica e fundamental. Não é fácil entregar a mensagem de um ‘produto’ que na sua essência é bastante difícil de compreender. Esse é nosso maior desafio, a maioria das pessoas não sabem exatamente o que fazemos, e qual a importância disso para o desenvolvimento da região. É nosso desafio diário e entendemos que uma comunicação corporativa entrega uma contribuição enorme para esse entendimento”, diz ele.

Rogério Alessi  – Presidente do Conselho Curador da Inova Prudente é Analista de Sistemas graduado pelo Mackenzie e advogado especialista em Direito Público. Responsável pelo Projeto Inova Prudente dedicado à implantação e ao fomento de novos negócios em tecnologia.

Tags da publicação

Receba nossas informações:


Assessoria de ImprensaGestão de CriseComunicação CorporativaComunicação InternaMarketing DigitalOutros

Alguns campos são obrigatórios


Fale Conosco

Telefone
(11) 3129-3981
(11) 99991-9246
Endereço
R. Marquês de Itu, 58 - 13º andar Conjunto A - Vila Buarque São Paulo - SP 01210-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Alguns campos são obrigatórios