A comunicação corporativa no mercado de tecnologia

A comunicação corporativa no mercado de tecnologia

Publicado em 21 de setembro de 2020

A Coluna Mercado da Fran Press entrevistou Antonio Carlos Alvim de Macedo, CEO da Macdata, empresa de tecnologia especializada em administração jurídica, com mais de 30 anos de participação de mercado e uma das principais marcas com especialização com cálculos jurídicos.

A Macdata possui em sua carteira marcas como Tam, Petrobrás, Mahle, Eaton, Benner, BRG, Minerva Foods, Cassi e Lider Telecom.

Coluna Mercado: Macedo, vamos começar a entrevista por um ponto muito atual. Em época de discussão pesada sobre fake news, qual a importância de uma marca reconhecida como a Macdata ter uma comunicação bem realizada por profissionais experientes?
R.: Acredito a comunicação bem realizada para combater as fake news é importante para continuar fornecendo informação de qualidade e confiável aos nossos clientes, parceiros e fornecedores. Além disso, contribuímos com o mercado ao compartilhar informações relevantes e de interesse para o público alvo.

Coluna Mercado: Macedo, olhando o teu site e acompanhando tuas redes sociais, a presença da Comunicação Corporativa é forte na marca Macdata. O que você pensa dessa peça fundamental do marketing hoje?
R.: Eu penso que estamos vivendo uma onda de intensa transformação digital, devido aos impactos da pandemia de Covid-19. A presença no ambiente on-line já era fundamental para o sucesso de qualquer negócio e agora as empresas que ainda não se adaptaram à essa realidade estão sendo praticamente forçadas a modificarem as suas estratégias com o objetivo de ampliar o alcance da marca, interagir com os clientes, promover conteúdos compartilháveis e relevantes ao público, além de preservar a imagem e a reputação da empresa.

Coluna Mercado: Em sua opinião, qual a importância de uma comunicação corporativa para uma marca específica de tecnologia, já que o mercado associa muito esses dois pontos?
R.: Em minha opinião a comunicação corporativa é importante para uma marca específica de tecnologia justamente para facilitar o entendimento do que fazemos e oferecemos às pessoas. Tínhamos uma dificuldade muito grande para promover o nosso trabalho nesse sentido e a parceria com a Fran Press foi fundamental para mudarmos este cenário.

Coluna Mercado: A Fran Press tem o prazer de ser dirigida pela sua gestão em pelo menos 3 atendimentos: assessoria de imprensa, BLOG Macdata e tuas redes sociais. Isso cria uma frente de relacionamento enorme com o teu cliente. O cliente de tecnologia conversa muito com a marca que ele escolhe no mercado? Quem é hoje o nosso principal interlocutor no cliente Macdata?
R.: Não temos um principal interlocutor na Macdata porque todos os departamentos são treinados para interagir com os nossos clientes, independente da função. A natureza do nosso serviço demanda interatividade em diversas áreas como suporte, vendas e implantação. Posso afirmar com toda a certeza que o cliente de tecnologia conversa muito com a marca escolhida, principalmente em termos de suporte e treinamento.

Coluna Mercado: Começar uma empresa de tecnologia, ou lançar uma nova tecnologia no mercado hoje não é uma tarefa simples. Assistimos investimentos enormes descarregados na comunicação desses novos produtos. Você acredita que esse ponto é fundamental para a entrada de uma nova marca nesse mercado?
R.: Acredito que sim, mas aliado ao investimento na qualidade do produto. Precisamos comunicar aos atuais e futuros clientes o que estamos lançando, porque estamos lançando e qual é a vantagem que o produto pode oferecer para eles.

Coluna Mercado: Estamos vivendo hoje um processo extremamente digitalizado na comunicação de marcas, produtos e empresas. A Fran Press reúne serviços que atendem diretamente a geração de conteúdo digital aos seus clientes. A geração de conteúdo digital hoje é fundamental na comunicação corporativa de uma marca, especialmente no mercado de tecnologia?
R.: Com certeza. A comunicação digital é o presente e o futuro. Quando falamos do mercado de tecnologia isso é ainda mais importante porque não faz sentido falarmos sobre tecnologia e não utilizarmos os meios digitais.

Receba nossas informações:


Assessoria de ImprensaGestão de CriseComunicação CorporativaComunicação InternaMarketing DigitalOutros

Alguns campos são obrigatórios


Fale Conosco

Telefone
(11) 3129-3981
(11) 99991-9246
Endereço
R. Marquês de Itu, 58 - 13º andar Conjunto A - Vila Buarque São Paulo - SP 01210-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Alguns campos são obrigatórios