A Comunicação Corporativa e seus reflexos na recuperação judicial de empresas e marcas

Fran Press desenvolveu um trabalho com o Dr. Eronides dos Santos no IBAJUD
A Comunicação Corporativa e seus reflexos na recuperação judicial de empresas e marcas

Publicado em 7 de agosto de 2020 - Imagem: Pixabay

O promotor de justiça do Estado de São Paulo, Dr. Eronides Aparecido Rodrigues dos Santos, responsável por grandes processos de recuperação judicial comenta que “um dos grandes problemas enfrentados nesses processos é justamente a comunicação com os credores e sem dúvida nenhuma a comunicação corporativa, desde que realizada com dados reais da empresa, facilita muito a composição com os credores em um ambiente de recuperação judicial”.

Para o Dr. Eronides dos Santos uma comunicação profissional e transparente pode apoiar empresas e marcas que estejam ingressando ou em processo de RJ. Em sua opinião, “sem dúvida nenhuma, uma das premissas de uma vida negocial saudável é a confiança que se conquista com regras de governança aliadas à transparência, porém, é preciso que as boas práticas sejam comunicadas ao mercado, sendo essencial, nesse caso, que haja uma estratégia de comunicação perene e confiável, o que contribui para o sucesso da recuperação judicial, quando a empresa passa por uma crise econômica e financeira, como também facilita o seu dia a dia para a realização de seus negócios”.

Um fato importante comentado pelo promotor é que a recuperação da empresa pode ser extrajudicial ou judicial, e embora sejam institutos que contam com o aparato legal previsto na Lei nº 11.101/05, ela deve ser traduzida com os dados da real capacidade de pagamento da empresa frente às suas dívidas, e somente a comunicação eficaz pode manter ou mesmo restabelecer a confiança do mercado, e com isso, facilitar o ambiente de negociação com os credores para a aprovação do plano de erguimento da empresa.

Mas, independente da empresa estar no processo de recuperação judicial, o Dr. Eronides dos Santos enxerga que a comunicação corporativa é fundamental. Para ele “a comunicação estratégica não pode se resumir a peças de publicidade, ela deve refletir a vida da empresa com base em dados confiáveis, que possam ser checados, conferidos, só assim as empresas podem ser poupadas de inconvenientes advindos de notícias falsas e com isso manter seu ambiente de negócios saudável”.

Dentro desse ambiante jurídico, o promotor de justição coloca também uma preocupação em defender uma marca das chamadas fake news. Ele lembra que informações falsas podem prejudicar imensamente uma marca em qualquer situação de mercado que ela esteja e recomenda que “o relacionamento com o mercado não surge do nada, ele deve ser construído pelas empresas, não apenas com uma comunicação estratégica, mas também com atos que demonstrem a sua capacidade de honrar os compromissos e entregar o produto ou serviço conforme prometido, todo esse conjunto ações são imprescindíveis para que a recuperação judicial seja bem sucedida”.

Ainda nessa linha de defesa de marca, Dr. Eronides segue comentando que “toda recuperação judicial gera uma crise de imagem para a empresa, isso é inevitável, porém, a existência de uma política de comunicação escorreita com os agentes de mercado minimiza essa crise de imagem e ajuda no restabelecimento da confiança tão necessária para que a recuperação judicial seja implementada”.

A Fran Press teve o prazer de ser dirigida pela gestão do Dr. Eronides dos Santos como coordenador acadêmico do IBAJUD. Ele gentilmente reforçou que “como eu disse, para que se estabeleçam laços de confiança, e isso vale para qualquer instituto, depende de uma comunicação corporativa séria, coordenada por profissionais qualificados, capazes de criar com bases sólidas um relacionamento sadio com o mercado, e foi essa a experiência que tivemos com a Fran Press, que conduziu com paciência e conteúdo a confecção desses laços com o mercado da insolvência, ajudando o Ibajud a se colocar como um dos players mais importantes quando o tema é recuperação judicial e falência das empresas”.

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