Loading...

Saia na frente nos resultados de busca do Google com o Marketing de Conteúdo

Saia na frente nos resultados de busca do Google com o Marketing de Conteúdo

Publicado em 3 de setembro de 2018

Em dados lançados pelo Google, a empresa afirmou que são realizadas 2,3 milhões de buscas no Google em apenas um segundo. Em um mês, o número chega a 100 bilhões. Nesse universo, os usuários procuram de tudo: informação, soluções, produtos, entretenimento. As possibilidades são infinitas. Porém, é importante dizer que 75% desses usuários não passam da primeira página do Google, porque, provavelmente, já encontram o que procuram na página 1. Isso porque o Google possui diversos critérios para indexar uma página e exibi-la nos primeiros lugares.


Acesse nosso Kit Marketing de Conteúdo!

Ao preencher os dados enviaremos um e-mail com o conteúdo e será direcionado para o Kit.

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Como o Google indexa as páginas?

O foco principal do Google é a experiência do usuário. Para isso, os robôs do Google, chamados de Googlebots, rastreiam a infinidade de páginas na web, por meio de algoritmos e critérios definidos (são mais de 200), e atualizam as páginas de pesquisa do Google, priorizando aquelas que proporcionam a melhor experiência ao usuário. É nesse processo que o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu site a conquistar melhores posições no buscador do Google.

Como o marketing de conteúdo pode melhorar o posicionamento do seu site?

Como o próprio nome diz, no marketing de conteúdo o foco é a produção de conteúdo. O principal canal para a distribuição desse conteúdo é o blog, que é uma página na web, vinculada a um site (no caso de blogs corporativos), em que os conteúdos em diversos formatos (texto, vídeo, infográficos, etc.) são disponibilizados aos usuários da internet. O blog é relevante para a indexação do Google por alguns motivos: o número de páginas e links indexados é maior, além disso, a produção de conteúdo relevante é importante para o usuário e, portanto, para o ranqueamento do Google.

Depois do blog pronto é hora de começar a produzir os materiais a serem publicados. Ali em cima comentamos que a relevância é importante para indexação do seu blog no Google, mas o que isso quer dizer? Quando você produz conteúdos que são verdadeiramente úteis para o seu público, ele passa mais tempo não só na página de leitura, como também navega por outros conteúdos do seu blog e tudo isso é contabilizado pelo Google. Por isso, identifique quem é o seu público, ou seja, a sua persona, planeje conteúdos interessantes, pertinentes e completos, afinal, no Google, tamanho também importa. Se você produz um material muito curto, o Google vai entender que ele está incompleto, mas também não escreva frases só para que o conteúdo fique extenso, isso pode cansar o leitor.

Outro ponto importante no marketing de conteúdo na indexação do Google é a periodicidade. Publicar conteúdos com frequência também pode ajudar o seu blog a conquistar melhores posições nos mecanismos de busca, uma vez que, dos mais de 200 algoritmos de ranqueamento, a periodicidade é um deles. No blog, também é importante implementar o conceito de link building, para aumentar o número de páginas indexadas. O que é? O link building acontece quando você usa palavras do seu texto para referenciar ou levar o usuário a outros links, sejam eles internos (que encaminham o leitor para outras páginas do seu blog/site) ou externos, que levam para outros sites.

O marketing de conteúdo proporciona outras estratégias e não deve ser utilizado isoladamente para melhorar o posicionamento do seu site no Google. O ideal é que ele faça parte do composto de ações de um marketing digital bem planejado. A Fran Press oferece consultorias gratuitas e presenciais sobre esses dois assuntos e pode te ajudar a fazer diagnósticos precisos sobre a comunicação digital do seu negócio.

 

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Fale Conosco

Telefone
(11) 3064-4575
Endereço
Rua Curupacê, 145 - Mooca
São Paulo - SP 03120-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios