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Por que usar email marketing nas estratégias de comunicação?

Por que usar email marketing nas estratégias de comunicação?

Publicado em 18 de setembro de 2018

Você já deve ter ouvido falar ou já recebeu algum email marketing. Essa ferramenta desempenha papel importante nas estratégias de comunicação de qualquer negócio, uma vez que, segundo uma pesquisa da Pew Research, 92% dos adultos que usam a internet possuem uma conta de email. Isso significa que, provavelmente, o seu público tem acesso a emails, destacando essa ferramenta como mais um meio de comunicação e relacionamento entre você e seu cliente.

O que é email marketing?

O email marketing é toda comunicação, via email, entre uma empresa e seus públicos/clientes, como ofertas, avisos, conteúdos informativos, convites, entre outros. No passado, os emails marketing eram vistos como propagandas digitais e, por um tempo, tiveram uma fama ruim, mas, hoje, com ferramentas de segmentação e estratégias atraentes, o email marketing se tornou um canal fundamental para o inbound marketing.

Tipos de email marketing

NEWSLETTER: como normalmente as newsletters são disparadas para uma grande base de leads, os assuntos que ela abrange são bem variados. Pode incluir desde blog posts de entrada de funil de vendas até ofertas para leads que estão no fundo do funil. É uma forma de manter contato com lead e identificar os assuntos mais interessantes para a segmentação dos leads dentro das estratégias de marketing.

OFERTAS/PROMOÇÕES: esse tipo de email tem como objetivo promover uma oferta, seja ela gratuita, como um blog post, novo ebook, webinars; ou paga, como produtos e serviços.

AUTOMAÇÃO: é a interação entre empresa e cliente de forma automatizada, tendo como foco o relacionamento, a partir de ações específicas do lead. Por exemplo: se um lead baixa um ebook no seu site, ele recebe uma mensagem de email personalizada e automática agradecendo o download, sugerindo conteúdos relacionados.

TRANSACIONAIS: são aqueles emails de confirmação de troca de senha, ou de pedido/compra, depois da realização de alguma compra, informações sobre entrega, entre outros. O lado positivo é que, normalmente, o lead já está esperando o recebimento desse tipo de email, que fortalece o relacionamento.  

Quais as vantagens do email marketing?

ALCANCE: como já falamos acima, 92% dos adultos que estão conectados à internet possuem uma conta de e-mail. É uma das atividades mais antigas e comuns dos usuários na internet.

CUSTO: há plataformas gratuitas de disparo de email marketing, dependendo do número da base de leads. Além disso, a segmentação permite que você envie a mensagem certa, na hora certa para o seu público, reduzindo custos com outras ações de marketing.

SEGMENTAÇÃO: como o alcance do email marketing é grande, sua base de leads também tende a ser maior, permitindo que você divida seus leads por interesse, localidade, ticket médio e outras informações que você considere pertinentes ao seu negócio. Assim, você consegue criar campanhas específicas para cada grupo segmentado, aumentando suas chances de conversão.

RELACIONAMENTO: se relacionar com seu cliente é estabelecer uma sensação de confiança, fundamental para fidelizar seus clientes. Ao enviar um email personalizado e adequado para o seu lead, as chances de que ele goste e lembre da sua marca são maiores.

ANÁLISE DE MÉTRICAS: as plataformas de envio de email marketing oferece alguns relatórios e métricas, imprescindíveis para o desenvolvimento de novas ações e campanhas, como taxa de entrega, taxa de abertura, taxa de cliques, entre outros.

O planejamento e envio de emails marketing faz parte das estratégias de Inbound Marketing que a Fran Press desenvolve para seus clientes. Agenda uma consultoria gratuita e presencial para saber mais sobre o assunto.

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