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Por que a minha empresa deve ter um blog?

Por que a minha empresa deve ter um blog?

Publicado em 7 de Março de 2018 - Imagem: Pixabay

Muitas empresas, dentro de seus sites, passaram a implantar e utilizar blogs como canais de comunicação com seus públicos. Mais do que um meio de compartilhar conteúdos, os blogs são uma importante ferramenta do marketing digital e pode ajudar a sua empresa a atingir bons resultados. Nesta publicação, vamos falar sobre a importância dele para a sua marca.

Primeiro, é preciso entender o que é marketing digital. A definição de marketing digital como conhecemos hoje surgiu nos anos 2000, a partir da criação de ferramentas digitais que permitiram interação e comunicação entre os usuários da internet.  O papel do marketing digital é atrair novos negócios, consumidores, e fortalecer o relacionamento da marca com seus diversos públicos, por meio das mídias digitais, que são os anúncios no Facebook, Youtube, Instagram e demais redes sociais, além dos conteúdos desenvolvidos para sites e blogs.


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O que é um blog?

Um blog é uma página na internet em que são publicados conteúdos em diversos formatos, como textos, infográficos, vídeos, áudios e imagens. Os blogs podem e são utilizados tanto para projetos pessoais, que é o caso das conhecidas “blogueiras”, quanto para compor a comunicação online de organizações e empresas. Nesse último caso, normalmente, o blog está inserido dentro do site dessas companhias e é utilizado como um importante canal de comunicação, que pode servir para esclarecer dúvidas de clientes, demonstrar o posicionamento e crenças da marca, auxiliar os consumidores, com instruções e dicas, entre outras utilidades.

Por que minha empresa deve ter um blog?

AUMENTO DA VISIBILIDADE: a produção constante de conteúdos aprofundados e de qualidade para blogs melhora o rankeamento do seu site no Google, fazendo com que a sua empresa esteja mais bem posicionada no mecanismo de busca e, consequentemente, seja mais vista por mais usuários. No nosso blog, já falamos mais sobre SEO e o funcionamento do sistema de ranking do Google. Além disso, se sua publicação for de qualidade, a chance das pessoas se identificarem e compartilharem em suas redes sociais é maior, gerando ainda mais visibilidade para sua marca.

RELACIONAMENTO: a identificação com um conteúdo do seu blog é muito importante para despertar o interesse dos consumidores pela sua marca. O seu produto é capaz de solucionar o problema do seu cliente? O seu blog pode ser uma plataforma fundamental para tirar dúvidas e resolver as questões reais pelas quais seus públicos passam. Essa proximidade e atenção com os clientes faz com que o relacionamento entre eles e sua empresa se fortaleçam.

BAIXO CUSTO: existem muitas plataformas para criação e manutenção de blogs que são gratuitas, como o WordPress e o Wix. Ou seja, você pode gerar conteúdo e conseguir visibilidade online sem custo algum para a sua empresa.

GERAÇÃO DE CONTATOS: se o seu blog tiver um conteúdo de qualidade e validade para seus públicos, a sua empresa ganhará credibilidade e irá despertar o interesse dos consumidores, fazendo com que você consiga aumentar a sua rede de contatos com potencial interesse no que você vende.

CONVERSÃO: a partir da geração de interesse e contatos, o principal objetivo do marketing digital pode ser consolidado: a conversão em vendas. Isso porque quando uma pessoa entra no seu site ou blog, ela está procurando exatamente o que você está oferecendo. Uma vez que ela se identifica com o seu conteúdo e ele, de alguma maneira, soluciona um problema dessa pessoa, ela passa a ter um sentimento de gratidão, o que faz com que as chances do fechamento do negócio aumentem.

Conclusão

O marketing digital se tornou um dos principais mecanismos para o fortalecimento do relacionamento e geração de negócios. Os blogs fazem parte das diversas ações que compõe o marketing digital e, hoje, são uma plataforma indispensável para o aumento da visibilidade, geração de contatos e conversão de vendas das marcas.

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