Loading...

Por que investir em Marketing de Conteúdo?

Por que investir em Marketing de Conteúdo?

Publicado em agosto 8, 2019

A atenção das pessoas é cada vez mais escassa. Somos bombardeados por estímulos o tempo todo, o que traz grandes desafios para setores que precisam de atenção, como marketing e vendas e a própria imprensa. Neste sentido, a solução mais eficiente para grande parte das empresas, é o marketing de conteúdo.

Esta estratégia traz consigo o conceito de atrair primeiramente a atenção e o interesse das pessoas, oferecendo conteúdo gratuito e de qualidade, que ajuda a resolver problemas.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma série de estratégias que visa atrair seu público-alvo para sua página ou suas páginas na internet por meio de conteúdo que seja relevante, como blog posts, ebooks, webinars, infográficos e outras ferramentas.

Não é a utilização de posts sem estratégia ou qualquer critério. É o entendimento da jornada de compra do consumidor, onde cada etapa tem conteúdos específicos, que informam e conduzem o leitor para a próxima etapa.

O objetivo do Marketing de Conteúdo é informar e auxiliar o seu cliente durante todo o processo de consideração e tomada de decisão de compra.

Por exemplo, a sua empresa vende softwares de RH para outras empresas e um profissional dessa área está buscando soluções que possam ajudá-lo a otimizar o seu trabalho. Ele busca na internet por possíveis soluções e informações que o ajudem a encontrar a melhor opção. Se o seu conteúdo for considerado relevante pelo Google (a partir de uma série de critérios), ele vai aparecer para esse profissional de RH que pode passar a considerar o seu software como uma boa opção para a resolução do problema que ele enfrenta.

O seu conteúdo será o responsável por dar autoridade à sua empresa e fazer com que ela seja levada em conta pelo seu público no momento de optar por um serviço ou produto.

Por que investir em Marketing de Conteúdo?

Além da já falada presença da maioria das pessoas na internet, listamos outros bons motivos pelos quais você deve adotar o Marketing de Conteúdo na sua empresa o mais rápido possível:

BAIXO CUSTO: para começar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, não é preciso investir muito. Você vai precisar de um blog, que pode ou não ter domínio próprio, e representa um valor bem menor em comparação com investimentos em outras mídias, como televisão, jornais, entre outros. No blog, o grande investimento é tempo, uma vez que você precisa planejar e produzir os conteúdos com atenção.

VISIBILIDADE: conforme os seus conteúdos forem sendo publicados com regularidade e dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Google, principal mecanismo de busca, a visibilidade do seu blog e site vai aumentando, uma vez que suas produções passam a aparecer para um número maior de pessoas.

MENSURAÇÃO DE RESULTADOS: diferente do marketing tradicional, em que você não sabe quantas pessoas viram um anúncio, por exemplo, no Marketing de Conteúdo, com o uso de ferramentas como o Google Analytics, você sabe exatamente o número de acessos, cliques, tempo de permanência do usuário no seu site, entre outras métricas que vão te ajudar a analisar quais estratégias estão dando certo e quais não estão. Assim, você pode ajustar seu conteúdo e atrair cada vez mais clientes.

INTERAÇÃO: além de mensurar os resultados, você também pode interagir com seu público, por meio de comentários, fóruns de discussão e até pesquisas, para entendê-lo melhor e também definir estratégias melhores.

MAIOR ALCANCE: também diferente do que acontece no marketing tradicional, em que um anúncio tem prazo para ser retirado de veiculação, isso não acontece com o conteúdo do seu blog. Uma vez que a produção tenha uma regularidade, os seus posts ou ebooks sempre estarão disponíveis para acesso, aumentando o interesse do público pela sua empresa.

 

Se investir em Marketing de Conteúdo, terei resultados?

 

Se ele for feito de forma estratégica, com base no plano de Comunicação Corporativa de sua empresa, sem dúvidas. Você irá alcançar mais pessoas, irá oferecer conteúdo de valor, em troca da atenção.

E quando as pessoas se sentem acolhidas, recebem conteúdo de qualidade e estão bem informadas, acabam estabelecendo uma conexão com a empresa.

Porém, para isso, o marketing de conteúdo precisa ser feito de forma estratégica. Cada etapa da jornada de compra deve ser mapeada e conteúdos devem ser produzidos para sanar as principais dúvidas, questões e objeções.

Conteúdo conecta as pessoas e apresenta soluções. E isso, é cada vez mais relevante, para qualquer que seja o mercado.

O Marketing de Conteúdo ainda oferece uma infinidade de benefícios. Ficou interessado em saber mais? A Fran Press oferece consultorias gratuitas e presenciais sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Fale Conosco

Telefone
(11) 3129-3981
Endereço
R. Marquês de Itu, 58 - 13º andar Conjunto A - Vila Buarque São Paulo - SP 01210-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios