Loading...

Por que é importante fazer o monitoramento de imprensa?

Por que é importante fazer o monitoramento de imprensa?

Publicado em 15 de Janeiro de 2018 - Imagem: Freepik

Todos os dias somos bombardeados de informações por diversos canais de comunicação, como as redes sociais, portais de notícias, programas de televisão e jornais. O conteúdo que recebemos nos ajuda a formar nossa opinião sobre o que acontece ao nosso redor e no mundo. Pensando no âmbito empresarial, essas informações também influenciam no modo como enxergamos empresas e organizações.

Neste post, vamos falar um pouco sobre a importância de monitorar as notícias para o relacionamento e posicionamento de uma organização diante dos seus públicos.

O que é monitoramento de imprensa?

Monitorar a imprensa significa verificar e acompanhar as notícias que são veiculadas pelos diversos meios de comunicação – sejam eles sites, jornais, revistas – sobre o mercado do seu cliente. Por exemplo: Se o seu cliente é uma empresa que produz e vende roupas, monitora-se, então, as notícias sobre varejo, vendas, e-commerce e todos os assuntos que têm relação com o cliente.

O trabalho de monitoramento é, normalmente, realizado por assessores de imprensa, que têm expertise para avaliar os conteúdos divulgados que são mais pertinentes à área de atuação do contratante.

Por que monitorar?

No trabalho de Assessoria de Imprensa, o monitoramento de notícias se faz necessário por quatro motivos principais:

  1. Identificação de conteúdos relevantes

Ao acompanhar as notícias que são publicadas sobre o mercado do cliente, o assessor consegue identificar os assuntos que mais interessam os jornalistas e os veículos de comunicação. Isso auxilia no momento de produção da pauta e do release para divulgação do cliente.

  1. Reputação

O monitoramento de imprensa e aqui também vamos falar de redes sociais permite que o assessor perceba como anda a reputação do cliente: o que os clientes estão comentando nas redes sociais? O que a imprensa e os jornalistas estão pensando sobre meu cliente? As informações sobre ele estão sendo bem aceitas e têm relevância?

  1. Acompanhar a concorrência

Quando o assessor acompanha as notícias do setor do cliente, também está monitoramento as novidades, lançamentos e conteúdos dos concorrentes, uma vez que fazem parte do mesmo mercado. Isso é fundamental para traçar possíveis estratégias de marketing, vendas e de comunicação.

  1. Mensuração de resultados

O famoso clipping, que é o acompanhamento das matérias e notícias que foram publicadas pela imprensa sobre o seu cliente. Novamente, ele é útil para entender quais assuntos são mais relevantes, de acordo com o volume de interesse, mas, principalmente, para verificar se o trabalho da Assessoria de Imprensa está sendo executado da melhor maneira.

Monitorar a imprensa pode ser um ótimo parâmetro para avaliar o movimento do mercado de atuação do seu cliente, para traças as melhores estratégias de comunicação e até para prevenir e gerenciar uma crise de imagem.

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Alguns campos são obrigatórios

Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.


Fale Conosco

Telefone
(11) 3064-4575
Endereço
Rua Curupacê, 145 - Mooca
São Paulo - SP 03120-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Alguns campos são obrigatórios