Publicado em 15 de agosto de 2019 - Imagem: Freepik
A imprensa é altamente relevante na criação de uma marca e auxilia fortemente na melhora das vendas. Mas para isso, é preciso que as empresas a enxerguem de forma estratégica.
Estar na imprensa é fundamental e precisa ser visto como ato estratégico, tático. Neste contexto, um bom processo de Comunicação Corporativa tem como uma de suas bases, o monitoramento da imprensa, já que assim, pode-se ter uma visão maior, mais ampla de como a marca é vista por seus consumidores.
O conteúdo que recebemos da imprensa nos ajuda a formar nossa opinião sobre o que acontece ao nosso redor e no mundo.
Pensando no âmbito empresarial, essas informações também influenciam no modo como enxergamos empresas e organizações.
Neste post, vamos falar um pouco sobre a importância de monitorar as notícias para o relacionamento e posicionamento de uma organização diante dos seus públicos.
Monitorar a imprensa significa verificar e acompanhar as notícias que são veiculadas pelos diversos meios de comunicação – sejam eles sites, jornais, revistas – sobre o mercado do seu cliente. Por exemplo: Se o seu cliente é uma empresa que produz e vende roupas, monitora-se, então, as notícias sobre varejo, vendas, e-commerce e todos os assuntos que têm relação com o cliente.
O trabalho de monitoramento é, normalmente, realizado por assessores de imprensa, que têm expertise para avaliar os conteúdos divulgados que são mais pertinentes à área de atuação do contratante.
No trabalho de Assessoria de Imprensa, o monitoramento de notícias se faz necessário por quatro motivos principais:
Ao acompanhar as notícias que são publicadas sobre o mercado do cliente, o assessor consegue identificar os assuntos que mais interessam os jornalistas e os veículos de comunicação. Isso auxilia no momento de produção da pauta e do release para divulgação do cliente.
O monitoramento de imprensa e aqui também vamos falar de redes sociais permite que o assessor perceba como anda a reputação do cliente: o que os clientes estão comentando nas redes sociais? O que a imprensa e os jornalistas estão pensando sobre meu cliente? As informações sobre ele estão sendo bem aceitas e têm relevância?
Quando o assessor acompanha as notícias do setor do cliente, também está monitoramento as novidades, lançamentos e conteúdos dos concorrentes, uma vez que fazem parte do mesmo mercado. Isso é fundamental para traçar possíveis estratégias de marketing, vendas e de comunicação.
4. Mensuração de resultados
O famoso clipping, que é o acompanhamento das matérias e notícias que foram publicadas pela imprensa sobre o seu cliente. Novamente, ele é útil para entender quais assuntos são mais relevantes, de acordo com o volume de interesse, mas, principalmente, para verificar se o trabalho da Assessoria de Imprensa está sendo executado da melhor maneira.
Como a Comunicação Corporativa toma como base a utilização de diferentes canais e em cima destes, gera dados que possam ser analisados pela equipe de marketing, o monitoramento da imprensa é um excelente indicador.
Primeiramente, por mensurar de forma direta, a percepção e alcance da marca, em diferentes veículos. Segundo por que este canal é de extrema importância para grande parte das empresas.
A Comunicação Corporativa estratégica é exatamente isso: o planejamento e execução da produção de materiais que sejam de valor para a persona da empresa e a publicação dos mesmos em canais estratégicos para seu posicionamento.
E neste contexto, a imprensa é muito importante para grande parte dos negócios.
Entre em contato com a Fran Press, para conhecer mais sobre nossas soluções em Comunicação Corporativa.