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O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

Publicado em 2 de outubro de 2018

Você sabia que o Facebook tem mais de 127 milhões de usuários mensais? E que mais de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google todo mês? Além disso, em 2018, segundo pesquisa da PWC, 65% dos brasileiros afirmaram comprar pela internet ao menos uma vez por ano. Você deve estar se perguntado qual a relação desses números, certo? Bom, além de impressionantes, eles destacam o uso da internet no dia a dia dos brasileiros, o que demonstra que o universo digital é uma ótima oportunidade de crescimento para qualquer tipo de negócio.

Tá, mas o que isso tem a ver com Marketing Digital? TUDO! Nesse contexto de avanço do uso da internet, inclusive para realizar compras, investir em estratégias para atrair seu cliente para o seu negócio é fundamental e o Marketing Digital é a ferramenta principal para isso e nós vamos explicar o porquê. Primeiro, vamos entender o que é o Marketing Digital.

O que é Marketing Digital?

É um grupo de estratégias e ações online que têm o objetivo de promover uma marca e atrair novos clientes e negócios. Trata-se de todo relacionamento e comunicação entre a marca e seu público na internet: redes sociais, site, blog, email, sites de busca, aplicativos, Youtube e por aí vai.

O Marketing Digital pode ser adotado por empresas, organizações sem fins lucrativos, pessoas, associações, sindicatos, universidades, escolas, ações sociais, instituições religiosas, enfim, não há limite e nem regras nesse sentido.

Ferramentas do Marketing Digital

Antes de colocar em prática qualquer estratégia de Marketing Digital, o primeiro passo é definir o objetivo principal do Marketing Digital: pode ser aumentar a visibilidade do site, divulgar um novo produto, aumentar as vendas, entre outros. Depois, é preciso definir a persona do seu negócio, afinal, é ela que vai indicar onde e como se comunicar para atingir os resultados que você espera.

Existem diversas técnicas, porém, vamos listas as principais, por serem mais utilizadas e gerarem bons resultados:

Email Marketing

O email marketing é toda e qualquer comunicação, por email, entre uma marca e seus públicos/clientes. Essa comunicação e relacionamento pode se dar por meio de ofertas, avisos, conteúdos informativos, convites, entre outros. No nosso blog, explicamos mais sobre o email marketing e quais as vantagens de adotar essa ferramenta.


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Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de atrair o público-alvo para sua página ou suas páginas na internet, por meio de conteúdo, como blog posts, ebooks, webinars, infográficos e outras ferramentas. O foco principal do Marketing de Conteúdo é informar, de modo relevante, e auxiliar o cliente durante todo o processo de consideração e tomada de decisão de compra.

SEM

O Search Engine Marketing (SEM) é o conjunto de técnicas pagas de otimização, que melhoram o posicionamento do seu site/blog nos mecanismos de busca. Aqui são incluídos os investimentos no Google Adwords, na rede display do Google, links patrocinados, anúncios nas redes sociais, entre outros.

SEO

Já o Engine Optimization (SEO) consiste em diversas técnicas orgânicas de otimização para páginas na internet, que visam conquistar os melhores posicionamentos nas ferramentas de busca, como o Google.

Redes Sociais

Por serem amplamente usadas, as redes sociais são um ótimo canal de divulgação da sua marca e de relacionamento com os seus públicos. As redes sociais, na internet, são sites que permitem a interação e conexão entre pessoas e organizações que normalmente têm algo em comum. As mais conhecidas no Brasil são: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Vantagens do Marketing Digital

Em muitas organizações o Marketing Digital deve funcionar como um complemento ao Marketing tradicional. Porém, o primeiro possui algumas vantagens com relação ao segundo e nós vamos listar as principais.

VISIBILIDADE

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 64% dos brasileiros estão conectados à internet. Investir em estratégias online significa aumentar a visibilidade da sua marca para o seu público, uma vez que ele consome informações na internet. Além disso, as pessoas estão constantemente utilizando plataformas de busca para realizar pesquisas sobre empresas, para tomar uma decisão de compra. Aparecer em espaços como o Google é fundamental para ser encontrado.

CUSTO x BENEFÍCIO

Os custos com Marketing Digital são muito menores do que com anúncios no marketing tradicional. Com pouco ou nenhum recurso uma empresa consegue criar um site, um blog, perfis nas redes sociais e obter bons resultados com estratégias de SEO.

RELACIONAMENTO

Na internet, principalmente por meio das redes sociais, a interação entre público e marca é muito maior. É possível identificar com mais precisão as dúvidas e desejos dos seus clientes e se comunicar com ele de maneira correta e satisfatória, aumentando as chances de fidelização desses clientes.

CONHECER SEGMENTAR O PÚBLICO

É justamente esse relacionamento que permitirá que você conheça seu público, identificando comportamento, preferências, problemas. Todas essas informações permitem que você trace as melhores estratégias de comunicação, relacionamento e vendas, potencializando os resultados do seu negócio.

MENSURAR RESULTADOS

O melhor de tudo: você consegue mensurar os investimentos feitos, diferente do que acontece no marketing tradicional, em que você não consegue saber quantas pessoas viram um anúncio em outdoor, por exemplo. Já no Marketing Digital é possível rastrear todos os passos dos usuários e você consegue saber quantas pessoas acessaram seu site ou visualizaram um anúncio no Facebook. Há uma infinidade de métricas para você acompanhar o desempenho da sua comunicação digital.

Como mensurar os resultados?      

Existem diversas métricas no Marketing Digital que podem ser usadas para avaliar se as estratégias empregadas são as melhores e estão gerando os resultados esperados. Listamos algumas das métricas mais utilizadas:

  •         ROI– retorno do investimento.
  •         CTR– taxa de cliques.
  •         CPC– custo por clique.
  •         CR– taxa de conversão.
  •         VTR– taxa de visualização.
  •         CPM– custo por mil.

Antes de iniciar qualquer projeto de Marketing Digital é importante identificar quais recursos humanos e financeiros a marca possui e quais objetivos ela pretende alcançar com o Marketing Digital, assim fica mais fácil definir qual caminho seguir para o desenvolvimento das estratégias.

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