Publicado em 2 de outubro de 2018
Você sabia que o Facebook tem mais de 127 milhões de usuários mensais? E que mais de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google todo mês? Além disso, em 2018, segundo pesquisa da PWC, 65% dos brasileiros afirmaram comprar pela internet ao menos uma vez por ano. Você deve estar se perguntado qual a relação desses números, certo? Bom, além de impressionantes, eles destacam o uso da internet no dia a dia dos brasileiros, o que demonstra que o universo digital é uma ótima oportunidade de crescimento para qualquer tipo de negócio.
Tá, mas o que isso tem a ver com Marketing Digital? TUDO! Nesse contexto de avanço do uso da internet, inclusive para realizar compras, investir em estratégias para atrair seu cliente para o seu negócio é fundamental e o Marketing Digital é a ferramenta principal para isso e nós vamos explicar o porquê. Primeiro, vamos entender o que é o Marketing Digital.
É um grupo de estratégias e ações online que têm o objetivo de promover uma marca e atrair novos clientes e negócios. Trata-se de todo relacionamento e comunicação entre a marca e seu público na internet: redes sociais, site, blog, email, sites de busca, aplicativos, Youtube e por aí vai.
O Marketing Digital pode ser adotado por empresas, organizações sem fins lucrativos, pessoas, associações, sindicatos, universidades, escolas, ações sociais, instituições religiosas, enfim, não há limite e nem regras nesse sentido.
Antes de colocar em prática qualquer estratégia de Marketing Digital, o primeiro passo é definir o objetivo principal do Marketing Digital: pode ser aumentar a visibilidade do site, divulgar um novo produto, aumentar as vendas, entre outros. Depois, é preciso definir a persona do seu negócio, afinal, é ela que vai indicar onde e como se comunicar para atingir os resultados que você espera.
Existem diversas técnicas, porém, vamos listas as principais, por serem mais utilizadas e gerarem bons resultados:
O email marketing é toda e qualquer comunicação, por email, entre uma marca e seus públicos/clientes. Essa comunicação e relacionamento pode se dar por meio de ofertas, avisos, conteúdos informativos, convites, entre outros. No nosso blog, explicamos mais sobre o email marketing e quais as vantagens de adotar essa ferramenta.