Loading...

O que é escaneabilidade e como aplicá-la ao meu blog?

O que é escaneabilidade e como aplicá-la ao meu blog?

Publicado em 10 de setembro de 2018

Há uma infinidade de sites, blogs e conteúdos na internet. Graças à rapidez e agilidade para acessá-las, os usuários dividem a atenção em diversas abas e portais na web. Como fazer, então, para que a sua página prenda a atenção da sua persona? A escaneabilidade é uma das soluções para essa questão. Neste post, vamos explicar o que é esse conceito e como aplicá-lo ao seu site e/ou blog.

O que é escaneabilidade?

Também conhecida como “leitura dinâmica”, a escaneabilidade é o processo de leitura geral que o usuário faz nos conteúdos online. É aquela olhada rápida para identificar se aquele conteúdo interessa de alguma forma para ele. Pode ser lendo o título, descendo um pouco a página e verificando os intertítulos para conhecer os tópicos principais do texto e uma série de outros métodos.

Essa forma de leitura faz com que o leitor não perca tempo com informações que não são interessantes ou que são muito complicadas de serem absorvidas. Por isso, há diversos técnicas que você pode colocar em prática no seu blog para aprimorar a escaneabilidade do seu blog, mostrar a relevância do seu conteúdo e evitar que a sua persona saia da sua página.


Acesse nosso Kit Marketing de Conteúdo!

Ao preencher os dados enviaremos um e-mail com o conteúdo e será direcionado para o Kit.

Alguns campos são obrigatórios

Técnicas de escaneabilidade

PADRÃO DE LEITURA EM F: o chamado padrão de leitura em F é um método de leitura natural e quase imperceptível de usuários da internet que, ao avaliar se um conteúdo interessa ou não, lê primeiro o título, depois o segundo título e desce a página, olhando o canto esquerdo da tela, focando em intertítulos e fazendo a leitura rápida que comentamos acima, formando um padrão em F de leitura. Por isso, procure deixar os títulos e intertítulos bem atrativos.

ALIHAMENTO À ESQUERDA: o alinhamento à esquerda está diretamente relacionado ao padrão de leitura em F, uma vez que esse tipo de alinhamento favorece o padrão em F.

INTERTÍTULOS: além de permitir a quebra de leitura, para que o texto não seja cansativo e dividido em vários assuntos, os intertítulos também contribuem com a escaneabilidade porque o usuário consegue identificar os principais temas do texto.

USE NEGRITO E ITÁLICO: o uso desse recurso ajuda a destacar pontos interessantes do texto, chamando a atenção do leitor, além de evitar que ele se canse. Porém, precisa ser usado com cuidado, justamente para não perder sua função que é destacar palavras importantes.

CONTEÚDOS DIVERSIFICADOS: utilizar imagens, vídeos, áudios, infográficos e outros materiais podem contribuir para que seu conteúdo se torne mais dinâmico e atrativo, mas também é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar o usuário.

LINK BUILDING: o link building te ajuda e enriquecer seu material de informações e pode fazer com que o usuário passe mais tempo na sua página.

A escaneabilidade, quando bem feita e aplicada, deixa o seu blog mais atrativo para os visitantes, fazendo com que permaneçam mais tempo na sua página e passem a ter o seu site como referência no seu mercado de atuação. São técnicas que ajudam no seu processo de Inbound Marketing.

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Alguns campos são obrigatórios


Fale Conosco

Telefone
(11) 3064-4575
Endereço
Rua Curupacê, 145 - Mooca
São Paulo - SP 03120-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Alguns campos são obrigatórios