Publicado em 8 de outubro de 2018
Você sabia que o Marketing de Conteúdo é capaz de gerar 3 vezes mais leads (contatos) que o Outbound Marketing, também chamado de marketing tradicional? E que os gastos com o primeiro são 62% menores que com o segundo, de acordo com a Demand Metric? Esses números fazem “os olhos” de qualquer marca brilhar! Mas, afinal, o que é esse tal de Marketing de Conteúdo, capaz de gerar resultados tão grandes, com menos recursos? Como fazer e adotar essas estratégias? É o que vamos explicar neste post!
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo pode ser entendido como um conjunto de estratégias que tem como foco atrair o público de uma marca para sua página ou páginas na internet, por meio de conteúdo relevante, como blog posts, ebooks, ferramentas, webinars, infográficos, entre outros. O objetivo principal do Marketing de Conteúdo é informar e ajudar o seu cliente durante todo o processo de consideração e tomada de decisão de uma compra, independente se você vende um serviço ou produto.
Vamos imaginar que uma pessoa está pensando em viajar para o Canadá e começa a pesquisar sobre o país. Nessa busca, ela encontra um post, no blog de uma empresa que vende roupas de inverno, sobre as peças de vestuário que não podem faltar na mala de quem deseja conhecer o Canadá. Ela descobre que tem um problema: não possui roupas de inverno. Ela começa a considerar a aquisição de um casaco e faz buscas no Google. Como o blog da marca a orientou e informou sobre essa questão importante, essa loja passa a estar na lembrança dessa pessoa, que retorna ao site para finalmente comprar um casaco. Esse é apenas um exemplo da importância e do papel do Marketing de Conteúdo.
Tenha sempre em mente: o seu conteúdo será o responsável por dar autoridade à sua empresa e fazer com que ela seja levada em conta pelo seu público no momento de optar por um serviço ou produto!
Hoje, 73% das empresas brasileiras já adotam o Marketing de Conteúdo nas suas estratégias de comunicação, de acordo com dados da edição de 2018 da pesquisa Content Trends. Adotar o Marketing de Conteúdo é praticamente um imperativo de marcas que não querem ficar atrás da concorrência. Além desse ponto, listamos outros benefícios de investir nessa atividade.
AUMENTA A VISIBILIDADE
Estar presente na internet, hoje, significa estar presente na vida dos seus clientes, uma vez que a maioria acessa o mundo digital. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 69% dos brasileiros já acessam internet pelo celular.
A partir de técnicas de SEO, o Google consegue indexar (rastrear) as páginas com os melhores conteúdos, de acordo com as buscas de cada usuário. Para definir quais são os conteúdos que aparecerão na primeira página do buscador, o Google possui uma série de critérios que envolvem o Marketing de Conteúdo. Ou seja, aplicando corretamente as ações de Marketing de Conteúdo, as chances da sua marca aparecer para seu público na internet é muito maior.
AUMENTA O ENGAJAMENTO
Ao produzir conteúdo que seja atrativo e relevante para a sua persona, você aumenta o interesse dela pela sua marca. De que modo? Seu cliente sabe que no seu blog ele sempre vai encontrar algum post que possa solucionar uma dúvida, dar ideias ou ajudá-lo de alguma maneira. Isso provoca envolvimento e, consequentemente, engajamento. Quando alguém considera um texto muito bacana, normalmente, ela curte, comenta e até compartilha para amigos nas redes sociais.
CONFERE CREDIBILIDADE À SUA MARCA
E quanto mais pessoas estão engajadas com a sua marca, por meio de interação no blog ou redes sociais, mais credibilidade a sua marca ganha. Na internet, antes de optar por uma marca, as pessoas pesquisam as opiniões de outras pessoas a respeito dessa empresa. Aquela que for mais bem avaliada pelos clientes tem grandes chances de sair na frente da concorrência.
GERA LEADS E VENDAS
O lead é um potencial cliente para o seu negócio. O visitante do seu site passa a ser um lead no momento em que ele disponibiliza algum contato, normalmente o email, ao preencher um formulário para assinar a sua newsletter, ou receber algum material educativo, como ebook, webinars, kits, entre outros.
Se um ebook, por exemplo, atende alguma necessidade ou soluciona algumas dúvidas da sua persona, ela dá o email dela em troca dessa informação que é necessária para ela. E são justamente as estratégias de Marketing de Conteúdo as responsáveis por fazer com que os visitantes se interessem pelos seus materiais, além disso, quando o visitante se converte o lead, as ferramentas de Marketing de Conteúdo também auxiliam no processo de relacionamento com esse lead, em toda a sua jornada de compra, até que ele se torne um cliente.
CUSTO x BENEFÍCIO
Os gastos com Marketing de Conteúdo são 62% menores do que os gastos com o chamado marketing tradicional. Isso porque o Marketing de Conteúdo é feito todo na internet, um ambiente em que muitas ações não têm custo algum, como criar um site ou blog, criar perfis e páginas nas redes sociais, entre outros. Claro que investir recursos financeiros vão fazer com que os resultados sejam melhores, mas não há uma obrigatoriedade. Além disso, você pode investir o quanto quiser em anúncios na internet, o que não acontece no marketing tradicional.