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O que Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo tem em comum?

O que Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo tem em comum?

Publicado em 7 de Maio de 2018 - Imagem: freepik

A Assessoria de Imprensa e o Marketing de Conteúdo são umas das principais áreas da Comunicação Corporativa de qualquer empresa. Mesmo que não estejam muito próximos no dia a dia dos departamentos de comunicação, os dois segmentos têm alguns pontos em comum. Neste post, vamos falar quais são esses pontos e porque Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo devem ser trabalhados simultaneamente.


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O que é Assessoria de Imprensa

A Assessoria de Imprensa é responsável por intermediar as relações entre a organização e os veículos de comunicação. Cabe, então, ao assessor de imprensa gerir e controlar as informações da empresa e traçar estratégias para o controle e/ou divulgação na imprensa. Por exemplo: se sua empresa está desenvolvendo alguma ação, que vá gerar impacto, como uma ação social, o assessor será o responsável por contatar os jornalistas e promover essa informação de maneira correta para a divulgação na imprensa, com o objetivo de impactar positivamente os diversos públicos da instituição. Além disso, o assessor também pode atuar no controle de crises de imagem, fazendo o oposto: evitando que informações sejam precipitadamente disseminadas.

O que é Marketing de Conteúdo?

Como já mencionamos, o Marketing de Conteúdo é a principal ferramenta do Inbound Marketing, porque é por meio dele que os conteúdos serão produzidos, tendo como prioridade a persona da sua marca e todas as etapas do Funil de Vendas em que ela possa estar: Visitantes, Leads, Oportunidades e Vendas. O site e o blog são os canais mais utilizados para as estratégias de Marketing de Conteúdo, porque são nesses espaços que o público da sua marca poderá encontrar as informações que procura para solucionar suas dúvidas e problemas. Lembrando que um blog é uma página na internet em que são publicados conteúdos em diversos formatos, como textos, infográficos, vídeos, áudios e imagens.

O que Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo tem em comum?

Embora pareçam áreas distintas, com estratégias e ações diferentes, tanto Assessoria quanto Marketing de Conteúdo tem características semelhantes, que fazem com que as iniciativas para cada área sejam trabalhadas em conjunto, promovendo uma unidade e identidade de Comunicação para a organização.

  1. Promovem o relacionamento

Além de serem áreas da Comunicação Corporativa, a Assessoria de Imprensa e o Marketing de Conteúdo são responsáveis pela promoção de relacionamento com seus diversos públicos. Ambos são capazes de provocar empatia, gerar credibilidade e impulsionar o engajamento desses públicos com a marca, aumentando, consequentemente, as vendas e permitindo que a empresa atinja seus objetivos de Marketing.

  1. São desenvolvidas principalmente por jornalistas

Os jornalistas, por sua graduação, no que diz respeito ao Marketing de Conteúdo, são especialistas na produção de conteúdo, independente da sua temática, pois possuem o domínio das técnicas exatas para a produção de textos, respeitando linguagem, tom, gramática e, principalmente, a clareza e objetividade das informações. Além disso, em Assessoria de Imprensa, os assessores sabem se relacionar com imprensa da melhor maneira, justamente por fazerem parte da mesma categoria profissional dos repórteres, conhecendo as rotinas das redações e selecionando quais conteúdos têm relevância para os veículos de comunicação.

  1. Auxiliam no processo de vendas

Como ambas as áreas são capazes de promover o relacionamento e engajamento dos clientes, conferindo credibilidade à marca, indiretamente, podem ajudar a impulsionar as vendas, uma vez que o cliente se sente mais preparado e confiante na marca para realizar a compra.

Como vimos, para que o processo de Comunicação de uma empresa seja eficiente, ele depende da unidade e convergência das estratégias de todas as áreas da Comunicação Corporativa. A Fran Press possui materiais educativos exclusivos que podem te ajudar a solucionar alguns problemas.

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