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O papel do Marketing de Conteúdo nas estratégias de Inbound Marketing da sua empresa

O papel do Marketing de Conteúdo nas estratégias de Inbound Marketing da sua empresa

Publicado em 3 de Abril de 2018 - Imagem: Pixabay

O universo da comunicação, desde a criação e ampliação do acesso à internet, tem sofrido profundas e constantes transformações. Foi em meio a todas essas mudanças que surgiu, em 2009, o termo Inbound Marketing, ou “Marketing de Entrada”, em oposição e diferenciação ao marketing tradicional, também chamado de Outbound Marketing.


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O que é Inbound Marketing?          

O Inbound Marketing, também conhecido como “Marketing de Entrada”, tem como um dos seus pilares a atração, isso significa que o seu principal objetivo é atrair os clientes para o seu negócio, diferente do que acontece no marketing tradicional, em que a empresa é que vai atrás dos clientes. Essa atração se dá no ambiente digital, como blogs, sites, páginas e perfis nas redes sociais, aplicativos, entre outras ferramentas e plataformas online.

No Inbound, a comunicação passa a ser bilateral, ou seja, os consumidores passam a interagir diretamente com a marca. Desse modo, a empresa também consegue identificar com agilidade muito maior quais os pontos a serem melhorados, dentro do relacionamento com o cliente e também de modo mais amplo. Para atrair esses clientes, a empresa deve produzir e promover conteúdos de qualidade e relevância para o público que pretende alcançar, construindo, assim, uma relação de troca e de confiança.

A divulgação desses conteúdos se dá, principalmente, por meio do SEO, Redes Sociais e Marketing de Conteúdo. Como o Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias para o Inbound Mareting, vamos detalhar falar um pouco mais sobre a importância dele. Mas, no nosso blog, já falamos sobre a importância do SEO para estratégias de Inbound Marketing. Nesse processo, as Redes Sociais são importante ferramenta na propagação e até viralização desses conteúdos.

A relação entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Como já mencionamos, o Marketing de Conteúdo é a principal ferramenta do Inbound Marketing, porque é por meio dele que os conteúdos serão produzidos, tendo como prioridade a persona da sua marca e todas as etapas do Funil de Vendas em que ela possa estar: Visitantes, Leads, Oportunidades e Vendas. O site e o blog são os canais mais utilizados para as estratégias de Marketing de Conteúdo, porque são nesses espaços que o público da sua marca poderá encontrar as informações que procura para solucionar suas dúvidas e problemas. Lembrando que um blog é uma página na internet em que são publicados conteúdos em diversos formatos, como textos, infográficos, vídeos, áudios e imagens.

O Marketing de Conteúdo, então, é capaz de melhorar a visibilidade e ampliar a credibilidade da empresa na internet, engajar o público-alvo, fortalecer o relacionamento com os clientes existentes e futuros e aumentar as vendas e conversões da sua marca, além de melhorar a experiência de pós-venda.

De acordo com a pesquisa ContentTrends 2017, realizada pela Rock Content, em 2017, 71% das empresas entrevistadas utilizam estratégias de Marketing de Conteúdo. Ainda de acordo com o levantamento, essas empresas geram 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais Leads. Além disso, a pesquisa apontou que empresas que produzem mais de 13 conteúdos mensais conquistam 4,2 vezes mais visitantes do que aquelas que produzem com menor frequência. Todos esses dados que destacam o avanço e o potencial do Marketing de Conteúdo para a consolidação da comunicação e aumento da venda das organizações.

A Fran Press é especialista em produção de conteúdo digital e pode ajudar a sua empresa a atingir bons resultados utilizando o Marketing de Conteúdo e as estratégias e instrumentos do Inbound Marketing. Consulte nosso site e conheça os serviços que oferecemos, clicando aqui.

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