Loading...

Como usar o WhatsApp Business para a comunicação meu negócio?

Como usar o WhatsApp Business para a comunicação meu negócio?

Publicado em 31 de julho de 2018

O WhatsApp é um dos principais aplicativos de troca de mensagens no mundo. Apenas no Brasil, o número de usuários ultrapassou 120 milhões, em 2017, de acordo com dados divulgados pelo departamento de comunicação do próprio WhatsApp. O seu alcance no território nacional destaca a ferramenta como importante na divulgação de informações e interação entre seus usuários.

Recentemente, a companhia anunciou o WhatsApp Business, com novas funcionalidades que podem ajudar nas negociações de pequenas e médias empresas. Neste post, vamos explicar o que é esse novo aplicativo e como utilizá-lo da melhor maneira para a comunicação do seu negócio.

O que é WhatsApp Business?

 O WhatsApp Business é um aplicativo, criado e desenvolvido pelo WhatsApp, voltado para pequenas e médias empresas, com recursos que visam otimizar o atendimento ao cliente.


Acesse nosso Kit Marketing de Conteúdo!

Ao preencher os dados enviaremos um e-mail com o conteúdo e será direcionado para o Kit.

Alguns campos são obrigatórios

Como o WhatsApp Business funciona?

O aplicativo é gratuito e apresenta algumas ferramentas distintas à versão mais popular. Para instalar, o processo inicial é o mesmo, mas no WhatsApp Business é necessário configurar um perfil comercial, com dados da empresa, como horário de funcionamento, endereço, contatos, entre outros. Caso já tenha o aplicativo baixado, o usuário só precisa inserir a nova conta empresarial. Conheça as outras novidades:

MENSAGENS PROGRAMADAS: o aplicativo permite que você programe algumas mensagens, como agradecimentos, otimizando o atendimento ao cliente.

MÉTRICAS: nessa versão, há um menu de estatísticas, onde é possível verificar o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

MARCADORES: como em uma conta empresarial o fluxo de contatos tende a ser muito maior, os marcadores podem ajudar a separar as conversas para ajudar na gestão de clientes. Por exemplo: clientes antigos, novos clientes, ou ainda separar por interesses, enfim, de acordo com o modelo que se encaixa melhor às necessidades da organização.

ESPECIFICAÇÃO DE CONTA: ao entrar no WhatsApp Business, a sua conta irá aparecer como “conta comercial” para os outros usuários, o que faz com que seu trabalho pareça ainda mais profissional aos olhos dos clientes.

Como o WhatsApp Business pode ajudar meu negócio?

De modo geral, o WhatsApp já facilita a vida de diversas empresas, que conseguem manter contato com seus clientes de maneira ágil, atendendo às demandas e fechando negócios com mais rapidez. O WhatsApp Business proporciona uma imagem mais profissional para o negócio, com informações importantes sobre a empresa.

As mensagens programadas, por sua vez, otimizam o atendimento ao cliente, uma vez que as mensagens podem ser personalizadas e enviadas em menor tempo. Já as métricas permitem que você identifique quais mensagens (no caso de um disparo, por exemplo) estão sendo mais efetivas, de acordo com a taxa de leitura. E os marcadores auxiliam na organização e gestão de todos os contatos.

É importante destacar que para gerir o aplicativo é preciso planejamento e dedicação, uma vez que o principal objetivo é manter a troca instantânea de mensagens com seus clientes. A Fran Press oferece consultorias gratuitas e presenciais em comunicação que podem ajudar nos processos de Comunicação Corporativa da sua empresa.

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Alguns campos são obrigatórios


Fale Conosco

Telefone
(11) 3064-4575
Endereço
Rua Curupacê, 145 - Mooca
São Paulo - SP 03120-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Alguns campos são obrigatórios