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Como mensurar o retorno nos investimentos em marketing digital?

Como mensurar o retorno nos investimentos em marketing digital?

Publicado em 17 de Abril de 2018 - Imagem: Freepik

Uma das principais diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing é que o primeiro apresenta métricas de resultado muito mais eficazes que o segundo. É possível verificar quais estratégias estão sendo mais bem sucedidas e estão dando mais retorno para a empresa, e também o contrário: analisar o que não está indo tão bem assim. No nosso blog, vamos falar sobre como é possível mensurar o retorno do seu investimento em Marketing Digital.


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Defina o Objetivo de Marketing

Antes de saber quais ferramentas de mensuração de resultados serão utilizadas, é preciso definir o que iremos medir. O Objetivo de Marketing é aquilo que você pretende atingir com uma série de estratégias e ações desenvolvidas pelo seu marketing e aqui estamos falando especificamente do seu Marketing Digital, ou seja, são ações que estão relacionadas ao seu Inbound Marketing. Aconselhamos que você defina um objetivo por vez, caso sua empresa não disponha de uma grande equipe de marketing ou agência. Por exemplo: o seu objetivo pode ser vender mais ou aumentar a visibilidade da sua empresa ou de lançamentos diante dos seus públicos.

O ideal é definir um Bbjetivo de Marketing que seja inteligente (SMART – specific, measurable, achievable, relevant, time-based), ou seja, específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável (SMART). Por exemplo: quero que minha empresa venda 100 cursos online de Inglês em Abril. Desse modo, se torna mais fácil definir quais serão as métricas e os KPI’S a serem acompanhados.

Quais as diferenças entre métricas e KPI’s?

No ambiente do Marketing Digital, as métricas podem ser definidas como os indicadores que mostram o comportamento de um usuário no seu site, por exemplo. Algumas métricas: número de visitantes do site, taxa de rejeição, número de vendas do site, etc. Já o KPI (Key Performance Indicator), também conhecido como indicador-chave de Desempenho, é um indicador criado a partir das métricas e traz uma análise mais profunda para o seu negócio, a partir das metas estabelecidas, como taxa de conversão, tempo de permanência no site, índice de engajamento, etc. O KPI é fundamental porque mostra o desempenho do seu objetivo de marketing.

Mensurando os resultados na prática

Um KPI pode ser o ROI (Return over Investment), ou retorno sobre investimento, uma das principais ferramentas de mensuração de resultado do marketing. Voltando ao exemplo anterior, se o seu Objetivo de Marketing é vender 100 cursos online de inglês em Abril, dois KPI’s importantes são o número de vendas online de cursos de inglês por mês e a taxa de conversão do seu site, que pode ser calculada ao dividir o número de visitas pelo número de vendas, por exemplo. E assim, adequar as suas estratégias e ações de Marketing Digital. Lembrando que o KIP mais adequado depende do seu objetivo de marketing.

Algumas métricas utilizadas no Marketing Digital:

  • ROI– retorno do investimento
  • CTR– taxa de cliques
  • CPC– custo por clique
  • CR– taxa de conversão
  • VTR– taxa de visualização
  • CPM– custo por mil

É importante ressaltar que para que o seu Objetivo de Marketing seja atingido, há uma série de ações de Marketing Digital que precisam ser tomadas e várias métricas têm que ser analisadas. Suas estratégias para Redes Sociais, produção de conteúdo para blog e site, Adwords, entre outras, precisam estar alinhadas.

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