Loading...

A importância da criação da persona para o marketing de conteúdo da sua empresa

A importância da criação da persona para o marketing de conteúdo da sua empresa

Publicado em 26 de Março de 2018 - Imagem: freepik

Grande parte das estratégias e ações de uma organização são planejadas tendo como foco o seu público-alvo – em sua maioria, consumidores/compradores. No marketing, isso não seria diferente. É necessário entender o público para compreender suas necessidades, a fim de se comunicar corretamente com ele e desenvolver produtos e serviços que atendam às suas demandas.

Com o surgimento e avanço da comunicação digital, os consumidores passaram a ser uma peça ainda mais central para as empresas, que buscam direcionar seus esforços de marketing para um público considerado ideal e realmente engajado com os produtos e serviços oferecidos. Dentro das estratégias de marketing digital, chamamos esse consumidor ideal de persona.


Acesse nosso Kit Marketing de Conteúdo!

Ao preencher os dados enviaremos um e-mail com o conteúdo e será direcionado para o Kit.

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

O que é uma persona?

A persona é um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal, tendo como base informações reais, obtidas a partir de pesquisa e análise de mercado e dos seus clientes. Para a construção da persona é importante conhecer a história, objetivos, dificuldades, sonhos, interesses, localidade dos seus clientes, para, então, chegar em um perfil ou alguns perfis dos seus clientes.

Um exemplo de persona de uma empresa de Marketing de Digital: Ricardo, de 40 anos, é gerente de marketing de uma empresa de porte médio, ele tem MBA e deseja fazer cursos e eventos para aprender ainda mais sobre o mercado em que atua, mas sua maior dificuldade é ter tempo para trabalhar e estudar. Ricardo quer conhecer mais sobre Marketing de Digital e suas vantagens para aplicação das estratégias dentro da empresa em que trabalha.

Perceba que a descrição da persona é detalhada, humanizada e personalizada. Entender as dificuldades e objetivos do seu cliente ideal é fundamental para se comunicar com ele e fortalecer o relacionamento. Dependendo porte da empresa e do leque de produtos e serviços oferecidos, ela pode ter mais de uma persona. A recomendação é  que o número de personas não ultrapasse quatro, uma vez que o foco é o cliente ideal e as ações e estratégias precisam estar voltadas a ele.

A persona pode te ajudar a ter mais empatia e visualizar de maneira mais clara os seus consumidores. Para atingir seus objetivos, o marketing deve considerar as emoções e expectativas dos clientes e a única forma de atendê-las é por meio da empatia.

Diferença entre persona e público-alvo

Você deve estar se perguntando qual a diferença, então, entre público-alvo e persona, uma vez que os esforços de marketing são voltados para ambos. Bem, o público-alvo é uma definição mais geral de todos aqueles clientes que consomem ou irão consumir os serviços ou produtos da sua empresa, tendo como base recorte demográfico, comportamental e socioeconômico. Já a persona, é o cliente que realmente está engajado e se identifica com a sua marca, podemos dizer que é aquele consumidor fidelizado. Por isso, é preciso conhecê-lo mais a fundo: seus gostos, preferências, objetivos, como já comentado acima.

Qual a ligação entre persona e Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia do Marketing Digital que consiste na produção de conteúdo útil e de qualidade para atrair e engajar naturalmente o público de uma empresa, sem precisar vender diretamente seu produto ou serviço. Esses conteúdos podem ser um blog, um vídeo (ou uma série de vídeos), webinar, templates, ferramentas, entre outros. Todos esses recursos servem para informar os seus clientes e auxiliar na resolução de algumas dúvidas e problemas que eles possam ter, gerando interesse, credibilidade e conversão para sua marca.

Nesse contexto, conhecer bem o seu público vai permitir que sua empresa se comunique com ele de maneira mais correta e eficiente, utilizando a mesma linguagem e tom utilizados pelo públio, e é justamente por meio da definição de uma persona que você conseguirá planejar e produzir os conteúdos adequados para gerar proximidade e fortalecer o relacionamento.

A Fran Press é especialista em produção de conteúdo digital e pode ajudar a sua empresa a atingir bons resultados utilizando o marketing de conteúdo. Consulte nosso site e conheça os serviços que oferecemos, clicando aqui.

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Fale Conosco

Telefone
(11) 3064-4575
Endereço
Rua Curupacê, 145 - Mooca
São Paulo - SP 03120-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios