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A importância da comunicação integrada para a reputação do seu negócio

A importância da comunicação integrada para a reputação do seu negócio

Publicado em 6 de novembro de 2018

Imagine que você quer comprar um produto e, em cada lugar que você procura por ele, encontra informações diferentes sobre esse mesmo produto. Seria um problema que, provavelmente, faria você desistir dessa compra, certo? Com seus clientes aconteceria o mesmo. Por isso, neste post, vamos falar sobre a importância da Comunicação Integrada para a reputação e o sucesso do seu negócio.

O que é Comunicação Integrada?

De acordo com a definição de Philip Kotler, “Comunicação Integrada de é abordar todo o processo de marketing a partir da perspectiva de quem o recebe”. Isso significa que todas as estratégias e ações de comunicação de qualquer marca devem, acima de tudo, focar no público que está recebendo essas mensagens e informações.

Para que a comunicação esteja totalmente ajustada aos objetivos da empresa, todos os departamentos que trabalham com comunicação precisam estar integrados e as informações devem estar alinhadas, para que as mensagens transmitidas sejam as mesmas, mesmo que as plataformas sejam diferentes. Os conteúdos divulgados precisam ser claros, coerentes e relevantes.

Comunicação integrada na era digital

As ferramentas mais conhecidas e utilizadas, alguns anos atrás, no composto de comunicação de uma organização eram o Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas que são responsáveis por áreas importantes, como Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna, Design, entre outras. Era comum empresas contratarem diferentes agências, especializadas nessas áreas. Por exemplo: uma mesma empresa contava com um departamento de marketing interno, que contratava uma agência de publicidade, outra de assessoria de imprensa, e assim por diante.

Porém, com a ampliação do uso da internet, surgiram outras ferramentas, como o Marketing Digital, que se tornou um dos principais recursos para divulgação e relacionamento entre organizações e clientes. As redes sociais permitiram que as marcas estreitassem os laços com seus públicos, a partir de ferramentas de interação, como troca de mensagens, curtidas, comentários e compartilhamentos.

Além disso, as redes sociais também passaram a interferir na reputação de uma empresa. Você já deve ter buscado no Google, por exemplo, a opinião de compradores a respeito de um produto ou de uma marca. Isso é busca para conhecer a reputação.

O papel da reputação no sucesso do seu negócio

No âmbito da comunicação corporativa, a reputação é o nível de confiança estabelecida entre as organizações, marcas ou empresas e seus públicos. A reputação diz muito sobre como a empresa é percebida pelo mercado e pela sociedade.

No ambiente digital, o público tem mais facilidade em procurar e emitir opiniões e posicionamentos sobre qualquer organização. Uma empresa com uma avaliação ruim no Google ou redes sociais, por exemplo, pode perder a chance de realizar novos negócios, uma vez que os clientes em potencial, ao tomar conhecimento de tais avaliações, estão propensos a desistir das negociações. Sendo assim, a reputação está diretamente ligada ao sucesso ou fracasso do seu negócio.

A importância da comunicação integrada para a reputação do seu negócio

Como, hoje, as informações estão ao alcance de apenas alguns cliques, e as fontes de informações são diversas, integrar as diferentes áreas da comunicação é fundamental. A boa reputação de uma empresa precisa estar muito evidente nas diversas plataformas: jornais impressos, campanhas publicitárias, Google, redes sociais, televisão, entre outras.

Informações alinhadas transmitem transparência e confiança aos públicos das empresas. Isso interfere diretamente na reputação. Por isso, investir em comunicação integrada é fundamental para manter ou conquistar uma boa reputação.

A Fran Press desenvolve um planejamento de comunicação exclusivo e integrado para cada empresa. Entre em contato com a gente e fale com nossos especialistas.

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