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8 dicas infalíveis para atrair clientes utilizando o Marketing de Conteúdo

8 dicas infalíveis para atrair clientes utilizando o Marketing de Conteúdo

Publicado em 22 de outubro de 2018

Atrair clientes é um dos principais objetivos de qualquer negócio. Com tantas opções e informações na internet, as empresas disputam a atenção dos consumidores, que, cada vez mais, buscam as melhores soluções que estejam ao alcance de um clique.  Nesse post compartilhamos com você 10 dicas importantíssimas para atrair mais clientes para o seu negócio utilizando as estratégias de Marketing de Conteúdo.

  1. CONHEÇA SEU PÚBLICO

O primeiro passo para desenvolver qualquer ação de Marketing de Conteúdo é conhecer o seu público, ou melhor, a sua persona. Definindo quem é a sua persona, quais os hobbies, comportamento, preferências, problemas e soluções, você consegue produzir um conteúdo mais assertivo que atraia e fale diretamente às necessidades dessa persona.

Em resumo, uma persona que representa o seu cliente ideal, por meio de um personagem semi-fictício, tendo como base informações obtidas a partir de pesquisa de público e análise de mercado e concorrência. Para compor a persona é importante conhecer a história, objetivos, dificuldades, sonhos, interesses, localidade, para, então, chegar em um perfil ou alguns perfis de clientes.

  1. CRIE UM BLOG

O blog é o principal canal de divulgação do conteúdo da sua empresa. É lá que você vai disponibilizar materiais relevantes e atrativos, com base na sua persona, no que ela procura e em como a sua solução pode ajudá-la. É um canal forte de contato e relacionamento com seu cliente e deve ser utilizado com frequência. Existem algumas ferramentas gratuitas para a criação de blogs, como o WordPress.

  1. PLANEJE O CONTEÚDO

O planejamento de conteúdo é primordial no Marketing de Conteúdo porque é nele que vão estar descritas as pautas de todos os materiais que devem ser gerados, os cronogramas de produção e publicação, os canais de divulgação. Sempre que for planejar um conteúdo, tenha sempre em mente a persona do seu negócio, é para ela que você vai falar. Por isso, pense na melhor linguagem, nos formatos de conteúdo mais adequados, nos horários de maior acesso. Por exemplo, se sua persona é jovem, caberia o uso de uma linguagem informal ou até gírias?! Todas essas informações devem constar num bom planejamento.

  1. CRIE TÍTULOS CRIATIVOS

Quando você faz uma busca no Google, os resultados aparecem em menos de 1 segundo, certo? Rapidamente o usuário é exposto a diversas páginas e adivinha em qual ele vai clicar? Naquela que parece mais atrativa e assertiva para a busca que ele realizou. Por isso, passe um tempo escrevendo títulos que despertem a atenção do usuário. Utilizar palavras que criam um sentimento de urgência como “agora”, “já” podem te ajudar. Veja esse exemplo da Rock Content:

  1. PRODUZA CONTEÚDO RELEVANTE E APROFUNDADO

Quando você produz um conteúdo aprofundo e relevante para o usuário, além dele passar mais tempo no seu site, clicar em links internos e retornar sempre para a sua página, o Google vai aumentando a posição da sua página no ranking de buscas. Como? Os Googlebots (robôs do Google) rastreiam e mapeiam a infinidade de páginas na web e, por meio de algoritmos (são mais de 200), identificam as páginas que proporcionam melhor experiência ao usuário, priorizando-as no ranking de buscas do Google, colocando as mais relevantes no topo.

O tempo que o usuário passa na sua página, o número de vezes que ele clica nos links internos, compartilha e comenta seu conteúdo são alguns dos critérios que vão definir sua página como relevante ou não.

  1. USE DIFERENTES FORMATOS DE CONTEÚDO

 Além dos posts no blog, é altamente recomendado que, dentro das estratégias de Marketing de Conteúdo, as organizações invistam em outros formatos de conteúdo, como ebooks, vídeos, infográficos, webinars, podcasts. Além de auxiliar no processo de captura de leads, uma vez que você pode condicionar o acesso a esses materiais, eles também servem para atração de visitantes, aumento do número de visualizações e engajamento.

  1. FOCO NOS CTA’s

O Call To Action (CTA) ou, em português, chamada para uma ação, é o recurso (visual ou textual) que chama o usuário para realizar uma ação, como baixar um ebook, se inscrever em uma newsletter, participar de um webinar, comprar algum produto, entre diversas outras ações.

O CTA é fundamental para a geração de leads e pode ser usado em sites, blogs, ebooks, redes sociais, email marketing e anúncios. Para cada tipo de ação é recomendado um CTA diferente. Se você está ofertando um ebook, por exemplo, não faz sentido colocar um CTA de “compre agora”, certo? Veja o exemplo de uma chamada de ação do nosso email marketing, convidando o usuário a continuar lendo o post: 

  1. DIVULGUE O SEU CONTEÚDO

Não basta apenas produzir, é preciso divulgar o seu conteúdo. Por isso, use as redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Google Plus, entre outras), o email marketing, e anúncios no Google. Lembre-se de levar sempre em conta quais canais a sua persona acessa. Se ela não está no Linkedin, não adianta investir tempo e dinheiro nessa rede, certo?

CONCLUSÃO

O Marketing de Conteúdo possui diversas estratégias para atração e fidelização de clientes. Nós compartilhamos algumas dicas (muito importantes) para que você consiga implantar ou aprimorar o Marketing de Conteúdo do seu negócio. Se você se interessou e quer saber mais sobre que outras estratégias podem ser implementadas na sua empresa, nós oferecemos uma consultoria gratuita e presencial sobre Marketing de Conteúdo.

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