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Qual é o papel do marketing de conteúdo em uma estratégia de vendas?

Qual é o papel do marketing de conteúdo em uma estratégia de vendas?

Publicado em 13 de fevereiro de 2019

O marketing de conteúdo é uma das mais poderosas ferramentas do marketing digital. Usá-lo de maneira adequada e estratégica é uma forma de interagir com o seu público alvo e melhorar, consideravelmente, os seus resultados comerciais.

Essa interação se dá por meio de um conteúdo relevante, informativo e inteligente que vai atrair e cativar um lead.

Muitas são as vantagens do marketing de conteúdo, mas, em especial, ele pode ser usado em estratégias de vendas.

Se você quer saber um pouco mais sobre o papel do marketing de conteúdo em uma estratégia de vendas, continue lendo nosso post!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo se constitui em estratégias para atrair clientes e isso acontece por meio da geração de conteúdos digitais relevantes e valiosos para o possível cliente.

Um bom marketing de conteúdo deve captar novos leads qualificados e fidelizar a audiência, objetivando gerar ações que despertem o interesse de atuais e novos consumidores para a compra.

Não esquecendo que o consumidor online apresenta um perfil de ser curioso, exigente e impaciente. Logo, seu conteúdo precisa informar e atender a curiosidade e necessidade do leitor, levando-o para o processo de compra.

Como e onde usar o marketing de conteúdo?

Ainda hoje, muitos empreendedores relacionam marketing de conteúdo apenas com materiais em blog ou site.

Sem dúvida, um blog tem um grande papel e precisa ser dinâmico e estar constantemente atualizado com conteúdos relevantes, bem como o site da sua empresa.

Mas, o marketing digital, através do conteúdo, possibilita que outros canais sejam utilizados para que seu cliente seja atraído.

Entre eles citamos:

  • Ebooks;
  • Infográficos;
  • Webinars;
  • Vídeos;
  • Mídias sociais.

Várias são as opções de formar um conteúdo inteligente e atrativo para o seu público consumidor e, para isso, é preciso conhecê-lo, saber do que ele precisa e como satisfazê-lo.

É preciso também saber onde ele está.

Como o marketing de conteúdo otimiza os resultados de vendas?

Uma pesquisa realizada pelo CMI, o Content Marketing Institute, aponta que independente do tamanho e segmento, hoje a maioria das empresas investem e utilizam-se do marketing de conteúdo para alavancar suas vendas.

Essa realidade já não é mais uma opção de mercado ou uma tendência, como se dizia há algum tempo, e, sim, uma necessidade.

O marketing de conteúdo, dentro dessa perspectiva, ajuda a otimizar as vendas pelos seguintes motivos:

  • Atinge o público alvo de forma eficaz e estratégica, despertando o interesse dele na sua publicação e na sua marca;
  • Atrai leads qualificados para o seu setor de vendas;
  • Avança esses leads na jornada de compra de forma automatizada;
  • Promove a sua marca e produto;
  • Melhora o posicionamento dos seus conteúdos na web de forma geral;
  • Retém os atuais clientes da sua empresa;
  • Gera mais oportunidades para que sua empresa interaja com o cliente;
  • Permite que você ganhe disseminadores através de um conteúdo de qualidade;
  • Aumenta a confiança na sua marca.

Mas, para que tudo isso seja possível, os conteúdos criados devem usar técnicas de SEO, para que apareçam nos primeiros resultados do Google, o que ajuda na visibilidade da sua empresa.

Fique atento: muitas empresas não tem o hábito de metrificar os seus resultados de marketing e o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.

Acompanhar indicadores, como KPIs, é fundamental para analisar resultados e desempenho de suas campanhas e otimizá-las sempre que possível.

Se você tem dúvidas de como fazer para que suas campanhas com marketing digital otimizem suas vendas, consulte a Fran Press e atraia e conquiste novos clientes.

(Imagens: divulgação)

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