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Qual é o papel do marketing de conteúdo em uma estratégia de vendas?

Qual é o papel do marketing de conteúdo em uma estratégia de vendas?

Publicado em 31 de julho de 2019

O marketing de conteúdo é uma das mais poderosas ferramentas do marketing digital. Usá-lo de maneira adequada e estratégica é uma forma de interagir com o seu público alvo e melhorar, consideravelmente, os seus resultados comerciais.

Essa interação se dá por meio de um conteúdo relevante, informativo e inteligente que vai atrair e cativar seu público, causando mais impacto e interação com sua marca.

Muitas são as vantagens do marketing de conteúdo, mas, em especial, ele pode ser usado em estratégias de vendas.

Se você quer saber um pouco mais sobre o papel do marketing de conteúdo em uma estratégia de vendas, continue lendo nosso post!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia onde a empresa em questão, com base em sua estrutura de comunicação corporativa, cria conteúdos relacionados a sua solução, que falem de seu mercado e de seus benefícios, através de diferentes estruturas de conteúdo, com foco em aumentar a relevância da marca ou empresa, na mente do consumidor.

Como e onde usar o marketing de conteúdo?

Ainda hoje, muitos empreendedores relacionam marketing de conteúdo apenas com materiais em blog ou site.

Sem dúvida, um blog tem um grande papel e precisa ser dinâmico e estar constantemente atualizado com conteúdos relevantes, bem como o site da sua empresa.

Mas, o marketing digital, através do conteúdo, possibilita que outros canais sejam utilizados para que seu cliente seja atraído.

Entre eles citamos:

  • Ebooks;
  • Infográficos;
  • Webinars;
  • Vídeos;
  • Mídias sociais.

Várias são as opções de formar um conteúdo inteligente e atrativo para o seu público consumidor e, para isso, é preciso conhecê-lo, saber do que ele precisa e como satisfazê-lo.

É preciso também saber onde ele está.

Como o marketing de conteúdo otimiza os resultados de vendas?

 

Uma pesquisa realizada pelo CMI, o Content Marketing Institute, aponta que independente do tamanho e segmento, hoje a maioria das empresas investem e utilizam-se do marketing de conteúdo para alavancar suas vendas.

Essa realidade já não é mais uma opção de mercado ou uma tendência, como se dizia há algum tempo, e, sim, uma necessidade.

O marketing de conteúdo, dentro dessa perspectiva, ajuda a otimizar as vendas pelos seguintes motivos:

  • Atinge o público alvo de forma eficaz e estratégica, despertando o interesse dele na sua publicação e na sua marca;
  • Promove a sua marca e produto;
  • Melhora o posicionamento dos seus conteúdos na web de forma geral;
  • Retém os atuais clientes da sua empresa;
  • Gera mais oportunidades para que sua empresa interaja com o cliente;
  • Permite que você ganhe disseminadores através de um conteúdo de qualidade;
  • Aumenta a confiança na sua marca.

Mas, para que tudo isso seja possível, os conteúdos criados devem usar técnicas de SEO, para que apareçam nos primeiros resultados do Google, o que ajuda na visibilidade da sua empresa.

 

O papel do marketing de conteúdo em um projeto de Comunicação Corporativa

Este é um ponto fundamental a ser entendido, dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo. O conteúdo produzido não se encerra em si, mas sim, faz parte de um processo maior, mais amplo, de Comunicação Corporativa. O conteúdo produzido sempre deve ser estratégico, inteligente. Ele deve gerar no leitor, a busca por mais informações, a reflexão e principalmente, aumentar a relevância da marca em sua mente.

Neste sentido, um bom projeto de Comunicação Corporativa dará a empresa, um direcionamento, um guia a ser seguido. Neste sentido, um projeto é diretamente complementar ao outro, fazendo com que seja possível estabelecer uma ligação, integrando a comunicação.

Marketing de Conteúdo, sem uma estrutura estratégica de Comunicação Corporativa, não atinge os mesmos resultados. Por isso, a união de ambos, é fundamental.

Se você tem dúvidas de como fazer para que suas campanhas com marketing de conteúdo otimizem suas vendas, consulte a Fran Press e atraia e conquiste novos clientes.

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