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A importância do planejamento estratégico na Comunicação Corporativa

A importância do planejamento estratégico na Comunicação Corporativa

Publicado em 18 de julho de 2019 - Imagem: Pixabay

No dicionário a palavra planejamento está definida como o “processo em que se determina um conjunto integrado de ações e procedimentos para a consecução de um ou mais objetivos”. O termo estratégia tem praticamente o mesmo sentido, assim para explicar o significado de planejamento estratégico pode-se dizer que é um conjunto de procedimentos que servem para nortear a execução das tarefas a fim de que os objetivos traçados sejam plenamente alcançados. Mas como isso se aplica a Comunicação Corporativa? Como é possível criar um planejamento estratégico de Comunicação Corporativa, que é eficiente e atinge as expectativas da empresas?

O planejamento estratégico é uma forma de antever se uma hipótese surtirá efeitos benéficos ou não. O planejamento estratégico nas agências de comunicação é um dos quesitos que tem chamado a atenção dos clientes, segundo a 3ª edição da pesquisa PR Scope 2017, esse ponto está definindo a escolha ou permanência por uma agência para prestação de serviço. Conheça nesse post a importância do planejamento estratégico para empresas de todos os segmentos, saiba como as áreas de COMUNICAÇÃO CORPORATIVA, MARKETING etc podem potencializar suas ações.

Como o planejamento estratégico da Comunicação Corporativa contribui para o crescimento da empresa?

Toda vez que um planejamento é esquematizado, as ações são trabalhadas com menores riscos de darem erros, já que o objetivo é justamente eliminar qualquer possibilidade de falha.

Com menos chances de afetar o resultado final do projeto, a empresa cresce porque os recursos financeiros são utilizados de forma inteligente e certeira, o tempo é gasto com o que realmente importa e os colaboradores empregam energia para alcançar solução tangível.

Quando há uma estrutura de Comunicação Corporativa bem trabalhada, o planejamento estratégico começa a mostrar seus resultados.

O início do planejamento estratégico de Comunicação Corporativa

Para atingir o resultado, o planejamento estratégico deve ser consistente, sendo que o processo deve iniciar e se manter até o fim de forma organizada.

Trace metas possíveis e as divida para cada um dos envolvidos de acordo com seu conhecimento.

Saiba o que é o projeto, como está e até onde deseja ou pode chegar.

Pratique os oito Cs do planejamento: conhecimento, coragem, confiança, competência, controle, comunicação, colaboração e comprometimento.

Além disso, o planejamento de Comunicação Corporativa deve passar por algumas etapas:

 

1- Delimitação dos canais a serem trabalhados e o tom de voz de cada um

Quando há uma clareza dos objetivos e das estratégias que serão usadas para alcançar os melhores resultados com a Comunicação Corporativa, é possível delimitar que canais serão mais úteis. Quais redes sociais, o formato do blog, o tipo de publicação que será veiculada pela imprensa e principalmente, a forma como o conteúdo será apresentado.

Muito mais do que apenas delimitar os canais, é importante também traçar o tom de voz que a Comunicação Corporativa irá utilizar. Neste ponto, é muito importante o entendimento completo da Persona e de seus comportamentos.

2- Estratégia de produção de conteúdo e de propagação

De nada adianta você ter um planejamento estratégico de Comunicação Corporativa, se a Persona da marca não recebê-los. Por isso, é importante estabelecer a forma como o conteúdo será propagado. Redes sociais? E-mail marketing? Um canal no Youtube? Assessoria de imprensa?

Tudo isso precisa estar muito claro e delimitado, através do planejamento estratégico de Comunicação Corporativa.

3- Mensuração dos resultados

Um planejamento estratégico de Comunicação Corporativa precisa sempre, estabelecer formas de mensurar os resultados e também, de metas a serem atingidas. É muito importante entender, de uma forma integrada, como a Comunicação Corporativa será aplicada e mensurada.

Mas aqui é muito importante entender alguns pontos. Não se pode, dentro do processo de Comunicação Corporativa, estabelecer resultados e metas a serem atingidas, apenas com vendas. É importante entender que a Comunicação Corporativa traz uma forma integrada de apresentação e relacionamento com o mercado e por isso, as vendas são apenas parte do processo.

 

Nós da Fran Press somos especialistas em Comunicação Corporativa e temos o know how de muitos anos de trabalho, com inúmeras empresas atendidas. Se você quiser saber mais, entre em contato conosco.

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