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Como o relacionamento com a imprensa pode melhorar suas vendas?

Como o relacionamento com a imprensa pode melhorar suas vendas?

Publicado em 28 de Maio de 2018 - Imagem: freepik

O relacionamento pode ser definido pelo dicionário Michaelis como a capacidade de interagir bem com as pessoas.  E é por meio dessa capacidade que as empresas conquistam novos clientes e parceiros e fidelizam aqueles que são mais antigos. Neste post, vamos falar de uma relação específica que a maioria das organizações deve desenvolver para garantir o sucesso da sua marca e de seus negócios: o relacionamento com a imprensa.


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O que é, exatamente, relacionamento com a imprensa?

Podemos classificar como imprensa todos os veículos de comunicação que exercem Jornalismo e/ou tem o objetivo de informar. Nessa categoria se enquadram alguns programas, jornais e revistas, sejam eles impressos, eletrônicos, radiofônicos ou televisivos. Se relacionar com a imprensa significa interagir de maneira correta com esses veículos de comunicação para que sua marca apareça, tenha um bom alcance e seja lembrada pelo seu público como referência no setor em que atua.

Por que minha empresa deve estar na imprensa?

A imprensa é um poderoso canal de comunicação entre uma organização e seu público, não só pelo poder de divulgação dos veículos, como, também, pela credibilidade que uma parte deles possui. Ou seja, além de consumir informação da imprensa, seu público, provavelmente, também dá credibilidade a essa informação. Por exemplo, quando vemos uma reportagem com entrevista de um representante de marca/empresa e esse representante demonstra conhecimento na área em que atua, passamos a saber mais sobre o trabalho e mercado dessa empresa e também acreditamos que  ela é especialista e referência no assunto.

Além disso, é preciso pontuar que, quando a empresa mantém um bom relacionamento com os veículos de comunicação, ela sempre será procurada pela imprensa para conceder entrevista, verificar informações, etc. A área da comunicação corporativa responsável por fomentar essa boa relação é a Assessoria de Imprensa. Nesse Ebook explicamos a importância desse trabalho para as ações de Marketing da sua empresa.

Como, então, melhorar as vendas?

Estruturar a Comunicação Corporativa da sua empresa é um passo fundamental. Outra questão de extrema importância é preparar e treinar o seu time de vendas. O bom relacionamento com a imprensa e seu público provavelmente farão com que o fluxo de interessados e potenciais clientes aumente, por isso, sua empresa precisa estar bem preparada para atender a essa demanda.

É importante ter em mente que uma ação de comunicação isolada não surtirá os efeitos que você espera no seu negócio. É preciso planejar e estruturar um conjunto de ações dos profissionais e/ou departamentos (quando houver) de comunicação, relacionamento e vendas.

Nesse sentido, a Assessoria de Imprensa pode ajudar a sua empresa a ganhar credibilidade e confiabilidade, já a publicidade pode fazer com que sua marca esteja na lembrança de seus clientes, por outro lado, o Marketing de Conteúdo irá aumentar o número de leads, mas é no seu departamento de vendas que sua companhia irá fechar bons negócios.

Entendemos que um processo de Comunicação eficiente depende da unidade e convergência das estratégias de todas as áreas da Comunicação Corporativa. A Fran Press possui materiais educativos exclusivos que podem te ajudar a solucionar alguns problemas.

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