Home • Blog

Como funciona a comunicação interna?

Como funciona a comunicação interna?

Publicado em 25 de junho de 2020

A comunicação interna é o conjunto de técnicas que viabiliza a informação aos públicos interno e externo por meio de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, promoção, pesquisa, endomarketing etc. É uma ferramenta importante para a tomada de decisão. Ela coopera com os resultados, cria a identidade da companhia perante seus públicos e aproxima todos os envolvidos.

Importância da comunicação interna

É preciso alinhar internamente a comunicação entre todos os colaboradores para que eles disseminem a cultura da corporação e propaguem os pontos fortes, de nada adianta parecer ser uma das melhores empresas quando internamente o sentimento é contrastante e depõe contra a organização.
Empresas que não conseguem convencer o próprio público interno dificilmente se mantêm perante o externo.
Para que a comunicação alcance resultados produtivos, primeiramente, é preciso saber comunicar-se com o público-alvo fundamental para a sobrevivência da empresa.

Fluxos da comunicação interna

A operacionalização da comunicação interna acontece por meio de fluxos. São eles: fluxo ascendente, fluxo descendente, fluxo horizontal e fluxo transversal.

O fluxo descendente acontece quando as informações são geradas nas diretorias, gerências, coordenações etc e são difundidas por esses emissores aos colaboradores. Nesse caso, os colaboradores operacionais não participam do planejamento, eles acatam as decisões e as põe em prática. Esse tipo de comunicação é realizado via e-mails, boletins, newsletter etc.

O fluxo ascendente é composto por sugestões, observações, comentários que partem dos colaboradores para a direção da empresa. Já o fluxo horizontal conta com a participação de todos os colaboradores da empresa por meio da troca de informação entre os setores, porém é informal.

O fluxo de comunicação transversal abrange todos os níveis hierárquicos, tornando a gerência participativa e flexível.

Corporações que almejam aumentar sua produtividade devem se atentar para a cultura organizacional a fim de que o ambiente de trabalho seja produtivo e cativante. A cultura organizacional é a identidade da empresa, trata-se de normas oficiais e não oficiais que molduram o modo de agir e pensar dos colaboradores.

Sua empresa deseja estruturar a comunicação interna? Fale com a Fran Press, aqui você encontra a solução ideal para a sua equipe.

Tags da publicação

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital

Alguns campos são obrigatórios


Fale Conosco

Telefone
(11) 3129-3981
(11) 99991-9246
Endereço
R. Marquês de Itu, 58 - 13º andar Conjunto A - Vila Buarque São Paulo - SP 01210-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Alguns campos são obrigatórios