Loading...

Quando devo contratar os serviços de Assessoria de Imprensa para minha empresa?

Quando devo contratar os serviços de Assessoria de Imprensa para minha empresa?

Publicado em fevereiro 27, 2019

Conta-se que o surgimento da assessoria de imprensa deu-se por volta do ano de 1772, quando um grupo de revolucionários, comandado por George Washington, decidiu contratar um profissional para a divulgação das comunicações oficiais, quando os EUA ainda faziam parte da Inglaterra.

O trabalho eficiente de comunicação e os esforços do grupo ajudaram na independência do país, surgindo, então, os Estados Unidos da América.

Com isso, o papel da comunicação foi ganhando destaque e, em 1829, no mandato do então presidente americano Andrew Jackson, surgiu um setor exclusivo que tratava dos assuntos de comunicação.

Esse setor, relacionado à imprensa e às relações públicas, recebeu o nome de The Globe.

Já no Brasil, a assessoria de imprensa, como foi chamada mais tarde, também ganhou espaço no governo de Getúlio Vargas, onde foi instituído o primeiro curso superior de jornalismo, visando à formação dos profissionais para a área.

De lá para cá, a assessoria de imprensa deu saltos e tornou-se necessária, quer tanto para a transparência de um serviço público, quanto para o fortalecimento de marcas empresariais.

Mas, muitas empresas ainda ficam com dúvidas se devem ou não contratar uma assessoria de imprensa e qual é o momento correto para essa contratação. É o seu caso? Nosso post foi feito para você, continue lendo!

A assessoria de imprensa para empresas

A assessoria de imprensa, por muito tempo, tinha o papel de fortalecer a área pública e foi o jornalista Ivy Lee que mudou essa história.

Em 1906, Ivy Lee decidiu se dedicar à assessoria e, então, passou a assessorar o americano John Rockefeller, o primeiro empresário a contratar um serviço de comunicação.

Na época, Rockefeller não era bem-visto, tanto pela classe operária como pelos empresários americanos, e Ivy foi contratado para ser o responsável em mudar a imagem pública do administrador.

De lá para os dias atuais, a assessoria de imprensa ganhou força e é uma necessidade para a empresa que quer ter presença nos veículos de comunicação.

Como funciona a assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa funciona como uma ponte de ligação entre a sua empresa e os órgãos de comunicação, com o objetivo de mostrar a sua marca ou produto para o seu público.

Os profissionais criam conteúdos adequados por meio de notícias, reportagens inteligentes e adequadas e, esses artigos, chamados de press release, são encaminhados para todos os canais possíveis, de comunicação, ou seja, para outros jornalistas.

Chegando nas mãos dos profissionais responsáveis, o seu material será avaliado e, se adequado, será divulgado. Isso quer dizer que a qualidade e a utilidade do conteúdo são fundamentais.

Quando devo contratar uma assessoria de imprensa?

Uma assessoria de imprensa pode ajudar a impulsionar o seu negócio de várias formas, independente do tamanho da sua empresa.

Steve Jobs, sempre que a Apple iria lançar um novo produto, dava uma coletiva de imprensa para falar sobre as novidades. Dessa forma, o lançamento virava notícia no mundo.

Isso porque as empresas, ao contar com uma assessoria de imprensa, se tornam referências no mundo corporativo e influenciam o mercado.

Dessa forma, emitir notícias é uma necessidade de todos os tipos de negócios para conquista de novos consumidores, investidores, e divulgação do seu produto ou serviço de forma adequada.

Existem outras ocasiões em que você deve contratar os serviços de imprensa para a sua empresa. São elas:

Seu concorrente é notícia

Se você tem o hábito de ler jornais e revistas diariamente e frequentemente se depara com notícias do seu concorrente, é sinal que você precisa contratar os serviços de assessoria de imprensa para a sua empresa o quanto antes.

Você pode estar perdendo espaço de mercado para seu concorrente sem sequer perceber.

Pioneirismo breve

Vivemos num mundo onde as grandes ideias deixam de ser novidades com muita rapidez.

Se você está desenvolvendo um serviço ou um produto inédito e inovador, não perca tempo, transforme a sua ideia em notícia por meio de uma assessoria de imprensa.

Apresente a sua empresa para a imprensa

Os serviços de uma assessoria de imprensa não ficam restritos à mídia escrita. Por meio dela, você e sua empresa ainda poderão ter:

  • Orientações para preparar o planejamento estratégico de comunicação para encantar e cativar o seu cliente;
  • Acompanhar e fazer coberturas dos eventos realizados pela sua empresa;
  • Otimizar o relacionamento com os influenciadores e investidores;
  • Dar as devidas orientações quando algum colaborador falar com a imprensa, fazendo o papel de porta-voz;
  • Organizar e acompanhar coletivas de imprensa;

Como você pôde perceber, a assessoria de imprensa tem papel fundamental para as estratégias de crescimento da sua empresa.

A Fran Press está pronta para ajudar em todas essas demandas, somos uma agência especialista em assessoria de imprensa e realizamos consultorias gratuitas. Entre em contato hoje mesmo!

(Imagens: divulgação)

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Fale Conosco

Telefone
(11) 3129-3981
Endereço
R. Marquês de Itu, 58 - 13º andar Conjunto A - Vila Buarque São Paulo - SP 01210-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios