Loading...

Por que uma Instituição precisa ter uma Assessoria de Imprensa?

Por que uma Instituição precisa ter uma Assessoria de Imprensa?

Publicado em 29 de outubro de 2018

As Instituições não governamentais, como associações e sindicatos, embora tenham uma organização diferente de empresas privadas ou públicas, também precisam adotar estratégias da Comunicação Corporativa. Isso porque elas também lidam com stakeholders e estão em contato direto com a sociedade. Neste post vamos explicar por quê essas Instituições precisam adotar a Assessoria de Imprensa nas suas ações de comunicação.

A Assessoria de Imprensa para Instituições

As Instituições, no âmbito corporativo, têm a responsabilidade de ordenar e instituir regras de um determinado setor, alinhando interesses e objetivos das organizações, unificando as estratégias de comunicação e relacionamento com os seus respectivos públicos.

Nesse sentido, a Assessoria de Imprensa desempenha um papel decisivo, uma vez que sua principal função é intermediar as relações entre a Instituição e a imprensa, que afeta, também, o relacionamento com outros públicos: governo, clientes, investidores, empresas, entre outros.

A imprensa ainda é uma importante formadora de opinião e é justamente por isso que investir em serviços que sejam capazes de dialogar com os veículos de comunicação é tão fundamental para o sucesso e crescimento de qualquer Instituição.

Por que implantar a Assessoria de Imprensa?

A Assessoria de Imprensa traz diversas contribuições para as Organizações. Vamos conhecer melhor algumas dessas vantagens:

Credibilidade

Quando uma Instituição tem uma boa Assessoria de Imprensa, ela desenvolve um relacionamento com os veículos de comunicação e começa a ganhar visibilidade. Como a imprensa ainda é considerada uma importante formadora de opinião, as informações que são veiculadas têm caráter de credibilidade. Por isso, ao aparecer constantemente na mídia, em publicações neutras ou positivas, a Instituição passa a se tornar referência no seu mercado de atuação, tanto para a imprensa quanto para seus públicos.

Transparência

O trabalho de Assessoria de Imprensa também é capaz de proporcionar transparência às Instituições, na divulgação correta e clara de informações dados e informações, por meio de notas oficiais, releases, concessão de entrevistas. A transparência fará com que o público passe a confiar ainda mais na Instituição.

Gestão de crise

Uma crise de imagem pode ser crucial para a reputação de uma Organização. A Assessoria de Imprensa também é responsável pelo trabalho de prevenção e gestão de crises de imagem, tendo como foco o relacionamento e posicionamento do cliente diante da sociedade e formadores de opinião, além, claro, dos seus stakeholders.

Melhora o posicionamento no Google

Os grandes portais de notícias já são reconhecidos pelo Google como sites de grande relevância para os usuários, por isso, você sempre verá esses portais nos primeiros lugares de busca. Quando a Instituição começa a ser fonte de matérias desses veículos e o site dela é “linkado” nessas publicações, o posicionamento da página da Instituição no Google também melhora.

É importante dizer que existem diversas outras técnicas para melhorar o posicionamento de uma página no Google. Esse conjunto de técnicas é chamado de SEO. Nós preparamos um post com algumas dicas importantes.

Conclusão

As Instituições, tanto quanto qualquer organização ou empresa, precisam da Assessoria de Imprensa para ganhar visibilidade, conquistar espaço e credibilidade não só na imprensa, como também com seus públicos.

Caso você queira saber ainda mais sobre esse assunto, a Fran Press oferece uma consultoria gratuita e presencial de Assessoria de Imprensa, com o objetivo de realizar um rápido diagnóstico da comunicação de qualquer Organização. Increva-se!

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Fale Conosco

Telefone
(11) 3064-4575
Endereço
Rua Curupacê, 145 - Mooca
São Paulo - SP 03120-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios