Loading...

O que é assessoria de imprensa?

O que é assessoria de imprensa?

Publicado em 27 de setembro de 2018

Minha empresa vai sair nos jornais, se tiver uma assessoria de imprensa? Assessoria de imprensa é o mesmo que publicidade? Assessoria de imprensa e assessoria de comunicação são a mesma coisa? Essas são algumas dúvidas que aparecem quando o assunto é assessoria de imprensa. Nesse post, vamos explicar o que é esse serviço, como ele funciona, quais os termos mais comuns e solucionar outras questões sobre esse assunto.

Afinal, o que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é responsável por intermediar as relações entre uma organização ou pessoa e os veículos de comunicação. Qualquer divulgação, com o objetivo de conquistar espaço espontâneo na imprensa, de interesse jornalístico, deve passar pela assessoria de imprensa. Nos próximos tópicos vamos explicar como é possível conquistar esse espaço. Diferente do trabalho de publicidade, que é responsável pela divulgação em áreas pagas, em sua maioria, também conhecidas como anúncios (banners em sites, espaços em revistas e jornais, comerciais de televisão, entre outro).

Assessoria de imprensa x assessoria de comunicação

Outra confusão comum acontece entre os termos assessoria de imprensa e assessoria de comunicação que, embora sejam bem parecidos, não significam a mesma coisa. O trabalho de assessoria de imprensa é desenvolvido, normalmente, por jornalistas ou relações públicas e tem como foco intermediar o contato e as relações da empresa com a mídia. Já a assessoria de comunicação, engloba, além da assessoria de imprensa, outras áreas da comunicação e do relacionamento, como comunicação interna e externa, campanhas publicitárias e de marketing, relacionamento e contato com stakeholders da empresa, entre outros. Pela complexidade e abrangência, a assessoria de comunicação envolve profissionais de jornalismo, marketing, publicidade, relações públicas e design.

Como funciona o trabalho da assessoria de imprensa?

A primeira tarefa da assessoria de imprensa é conhecer a fundo o cliente: sua missão, seus valores, histórico, pontos fortes e fracos, objetivos e metas, concorrentes, área de atuação. Esses dados vão dar subsídios para que o assessor identifique quais informações têm potencial para despertar interesse dos editores e virar notícia.

Depois, o assessor produz o chamado press release (ou apenas release), sobre um tema que ele identificou que pode interessar aos jornalistas e divulga esse release para as editorias específicas dos veículos de comunicação, além de realizar um contato, normalmente por telefone, com alguns jornalistas. Lembrando que o trabalho de assessoria de imprensa não garante a publicação do cliente nos espaços dos jornais.

Além de traçar estratégias, produzir releases e falar com os jornalistas, os assessores de imprensa também são responsáveis por acompanhar entrevistas, orientar os clientes para falar com a imprensa, preparar e acompanhar coletivas de imprensa, controlar possíveis crises de imagem, priorizando, sempre, a reputação do cliente.

Termos mais usados – infográfico 

Termos mais usados – infográfico

Por que contratar uma assessoria de imprensa?

VISIBILIDADE: com um trabalho forte e eficiente, o cliente começa a conquistar espaços na imprensa, aumentando a visibilidade e alcançando os seus diversos públicos. A organização começa a se tornar conhecida.

RECONHECIMENTO: conforme o cliente vai sendo consultado e convidado a conceder entrevistas, ele vai se tornando reconhecido perante a sociedade.

CREDIBILIDADE: o reconhecimento gera credibilidade e boa reputação, fundamentais para o crescimento de qualquer organização. Por que isso? Quando uma pessoa vai escolher uma marca para comprar um produto, por exemplo, provavelmente ela vai se lembrar de marcas conhecidas, reconhecidas e que tem um bom posicionamento no mercado. O trabalho de assessoria de imprensa pode proporcionar tudo isso.

PREVENÇÃO E GESTÃO DE CRISE: uma crise de imagem pode ser crucial para a reputação de uma organização. A assessoria de imprensa é responsável pelo trabalho de prevenção e gestão de crises de imagem, tendo como foco o relacionamento e posicionamento do cliente diante da sociedade e formadores de opinião, além, claro, dos seus stakeholders.

Assessoria de imprensa na era digital

Hoje, o papel do assessor de imprensa foi ampliado. Com as redações de jornais e revistas cada vez mais enxutas e o forte crescimento de influenciadores e portais digitais, a gestão do relacionamento foi ampliada. Além disso, poder de interferência que o público da internet tem na reputação de uma empresa também é uma questão de gerenciamento da assessoria de imprensa. No nosso ebook explicamos como é possível influenciar o público das redes sociais utilizando a assessoria de imprensa.

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Fale Conosco

Telefone
(11) 3064-4575
Endereço
Rua Curupacê, 145 - Mooca
São Paulo - SP 03120-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios