Loading...

O papel da imprensa especializada em uma Comunicação Corporativa

O papel da imprensa especializada em uma Comunicação Corporativa

Publicado em 30 de setembro de 2019

Dentro de um processo de Comunicação Corporativa estratégica, uma das etapas mais importantes de planejamento, são os canais de divulgação e propagação do conteúdo. Neste sentido, a imprensa especializada, quando houver no mercado do cliente, é uma das mais importantes vias de contato com os clientes em potencial. 

Leia também:

Assessoria de imprensa auxilia no posicionamento de mercado de sua empresa

Como a comunicação corporativa pode agregar valor ao marketing?

É preciso entender que nem todos os mercados possuem uma imprensa especializada. Identificar tal fato e entender quais os veículos de comunicação mais adequados, é tarefa do plano de Comunicação Corporativa. 

Mas antes de nos aprofundarmos mais nesta questão, veja este vídeo de nosso diretor Frank Rogério, falando sobre a Imprensa Especializada. 

Imprensa especializada na Comunicação Corporativa

A imprensa especializada tem como característica, aprofundar os temas de seus conteúdos, reportagens e matérias, em mercados específicos. Com isso, ela tende a atrair mais a atenção de determinados grupos de profissionais. 

É possível encontrar a imprensa especializada em diferentes mercados, como TI, metalurgia, finanças e tantas outras que não cabe enumerar aqui. 

Mas é preciso buscar uma visão estratégica da imprensa especializada. Dentro da Comunicação Corporativa, a sua função é muito clara: aumentar a percepção positiva e de valor, do mercado para com a marca. 

Portanto, a forma como a Comunicação Corporativa estratégica, inteligente, vai tratar da marca com a imprensa especializada, é muito diferente do que o relacionamento criado com a imprensa geral. 

No caso da imprensa especializada, o formato dos conteúdos, o aprofundamento, a linguagem, tudo é adaptado de acordo com o público. 

Parte-se do pressuposto que o conhecimento e a bagagem de informações do público em geral, é muito mais denso, no caso da imprensa especializada. Neste sentido, a produção do conteúdo, é muito mais aprofundada, técnica e específica. Além disso, os profissionais que atuam na imprensa especializada, jornalistas e editores, também tem um conhecimento muito mais aprofundado. 

Imprensa especializada ou imprensa geral? Qual optar em minha Comunicação Corporativa?

Esta é uma pergunta comum e a resposta é simples: ambas! Sua empresa precisa estar presente em ambas e o relacionamento com elas deve ser igual. A única modificação que haverá, é na forma como os conteúdos são concebidos e distribuídos. 

Tanto a imprensa especializada, como a generalista, tem um papel fundamental dentro da Comunicação Corporativa. Por isso, elas devem ser tratadas de maneira igual, apenas diferenciado-se a forma como elas são abordadas. 

Isso é fazer Comunicação Corporativa Estratégica. É buscar o melhor e mais adequado que cada canal pode oferecer e explorar isso de forma inteligente. 

É o que nós, da Fran Press, oferecemos para sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções. 

 

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Fale Conosco

Telefone
(11) 3129-3981
Endereço
R. Marquês de Itu, 58 - 13º andar Conjunto A - Vila Buarque São Paulo - SP 01210-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios