Publicado em 30 de setembro de 2019
Dentro de um processo de Comunicação Corporativa estratégica, uma das etapas mais importantes de planejamento, são os canais de divulgação e propagação do conteúdo. Neste sentido, a imprensa especializada, quando houver no mercado do cliente, é uma das mais importantes vias de contato com os clientes em potencial.
Leia também:
Assessoria de imprensa auxilia no posicionamento de mercado de sua empresa
Como a comunicação corporativa pode agregar valor ao marketing?
É preciso entender que nem todos os mercados possuem uma imprensa especializada. Identificar tal fato e entender quais os veículos de comunicação mais adequados, é tarefa do plano de Comunicação Corporativa.
Mas antes de nos aprofundarmos mais nesta questão, veja este vídeo de nosso diretor Frank Rogério, falando sobre a Imprensa Especializada.
A imprensa especializada tem como característica, aprofundar os temas de seus conteúdos, reportagens e matérias, em mercados específicos. Com isso, ela tende a atrair mais a atenção de determinados grupos de profissionais.
É possível encontrar a imprensa especializada em diferentes mercados, como TI, metalurgia, finanças e tantas outras que não cabe enumerar aqui.
Mas é preciso buscar uma visão estratégica da imprensa especializada. Dentro da Comunicação Corporativa, a sua função é muito clara: aumentar a percepção positiva e de valor, do mercado para com a marca.
Portanto, a forma como a Comunicação Corporativa estratégica, inteligente, vai tratar da marca com a imprensa especializada, é muito diferente do que o relacionamento criado com a imprensa geral.
No caso da imprensa especializada, o formato dos conteúdos, o aprofundamento, a linguagem, tudo é adaptado de acordo com o público.
Parte-se do pressuposto que o conhecimento e a bagagem de informações do público em geral, é muito mais denso, no caso da imprensa especializada. Neste sentido, a produção do conteúdo, é muito mais aprofundada, técnica e específica. Além disso, os profissionais que atuam na imprensa especializada, jornalistas e editores, também tem um conhecimento muito mais aprofundado.
Imprensa especializada ou imprensa geral? Qual optar em minha Comunicação Corporativa?
Esta é uma pergunta comum e a resposta é simples: ambas! Sua empresa precisa estar presente em ambas e o relacionamento com elas deve ser igual. A única modificação que haverá, é na forma como os conteúdos são concebidos e distribuídos.
Tanto a imprensa especializada, como a generalista, tem um papel fundamental dentro da Comunicação Corporativa. Por isso, elas devem ser tratadas de maneira igual, apenas diferenciado-se a forma como elas são abordadas.
Isso é fazer Comunicação Corporativa Estratégica. É buscar o melhor e mais adequado que cada canal pode oferecer e explorar isso de forma inteligente.
É o que nós, da Fran Press, oferecemos para sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções.