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Gestão de crise de imagem corporativa

Gestão de crise de imagem corporativa

Publicado em 17 de junho de 2020

Empresas podem passar por crise em algum momento, seja de pequena, média ou grande proporção, o importante é enfrentá-la e saber como fazer isso.

Qualquer acontecimento que interfira na boa reputação da empresa, em sua imagem ou marca é uma crise.

Veja como a condução correta de uma crise pode contribuir com o seu cliente e preservar a imagem institucional.

Quem é responsável pela gestão de crise?

Administrar crises não é atribuição apenas para a comunicação corporativa, ou assessoria de imprensa, quando uma crise se instala, outros setores da companhia que estão diretamente ligados ao problema devem se envolver a fim de encontrar solução.

Quando a crise envolve denúncia ou reclamação envolve veículos midiáticos, a assessoria de imprensa conduz o discurso junto ao veículo, mas qualquer decisão é tomada em conjunto com a empresa assessorada.

Como gerenciar corretamente uma crise?

A empresa deve criar medidas de prevenção, desta forma, quando houver uma crise já existirá um protocolo de ação. A partir das medidas preventivas, a organização criará know-how para estabelecer medidas reativas.

O que a empresa nunca deve fazer quando está enfrentando uma crise?

Se a empresa falhou em algum momento é preciso reparar a parte que foi prejudicada. A transparência e ética são fundamentais nesses casos. O que jamais deve ser feito:

  • fornecer falsas informações;
  • deixar de se posicionar quando algum veículo de comunicação solicitar resposta;
  • assumir diferentes discursos com cada interlocutor;
  • deixar o cliente sem resposta;
  • procurar um culpado em vez de solucionar o problema;
  • desprezar a crise, achando que não tem força suficiente para manchar a reputação.

Conclusão

Estabelecer uma imagem e reputação é um trabalho árduo e contínuo. Quando as empresas conseguem constituir uma boa imagem perante seus públicos interno e externo, é preciso atuar para que não haja declínio do reconhecimento alcançado. A construção de uma reputação não termina quando a empresa alcança admiração, esse é apenas o começo de tudo. A manutenção é mais delicada do que começar do zero. Grandes corporações perderam prestígio e credibilidade por não saberem gerenciar suas crises ou não tratá-las.

Não é toda intervenção que vai surtir o resultado esperado, por mais ética, transparente e idônea que seja a empresa, mas é certeza de que o efeito que poderia ser extremamente negativo será amenizado. Também é possível que a crise bem resolvida viabilize benefícios à companhia.

Não deixe que as crises abalem a sua marca, procure a Fran Press e saiba como podemos ajudá-lo.

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