Loading...

Como mensurar os resultados da Assessoria de Imprensa?

Como mensurar os resultados da Assessoria de Imprensa?

Publicado em 3 de julho de 2018 - Imagem: freepik

O trabalho de uma Assessoria de Imprensa, muitas vezes, é medido pelo número de publicações na imprensa a respeito da organização ou pessoa que conta com esse serviço, num determinado período de tempo. Porém, o trabalho de Assessoria de Imprensa é muito mais aprofundado e pode gerar outros resultados, que podem ser ainda mais positivos para o contratante.

Neste ebook, já explicamos o que é Assessoria de Imprensa e mostramos que ela ocupa um papel fundamental nas estratégias e ações de Marketing de qualquer organização ou pessoa (artistas, políticos, personalidades, em geral). Neste post, vamos falar mais sobre outras formas de mensurar os resultados da Assessoria de Imprensa que vão além do volume de publicação nos veículos de comunicação.


Acesse nosso Kit Assessoria de Imprensa!

Ao preencher os dados enviaremos um e-mail com o conteúdo e será direcionado para o Kit.

Alguns campos são obrigatórios

Como medir a eficiência de uma Assessoria de Imprensa?

Além do número de publicações e matérias na imprensa, que também é uma métrica importante, existem outras que você deve sempre prestar atenção:

ATENDIMENTO: quando a Assessoria conhece com profundidade todo o trabalho e histórico da empresa, ela identifica todo o potencial de divulgação da imagem nos veículos de comunicação, ampliando os resultados de publicação e relacionamento. Esse é o primeiro sinal do sucesso do trabalho de uma Assessoria de Imprensa: o atendimento que ela presta e o conhecimento que ela possui sobre o contratante. Isso pode ser identificado por meio das reuniões de pauta, a partir de sugestões assertivas e criativas para o seu negócio ser publicado na imprensa.

IMPRENSA ESPECIALIZADA: ao contar com serviços de relacionamento com a mídia, é preciso verificar se as matérias e reportagens que são veiculadas pertencem, em parte, à imprensa especializada da sua área de atuação. Por exemplo: a empresa em que você trabalha vende consórcios. Uma parte das publicações precisa sair nos veículos que tratam especificamente desse assunto, pois é lá que está, em grande parte, seu público. Como já comentamos, a Assessoria de Imprensa é capaz de gerar relacionamento não só com a imprensa, mas também com os clientes.

PORTA-VOZES COMO REFERÊNCIA: você também pode verificar que sua Assessoria de Imprensa está tendo um bom desempenho quando os porta-vozes (presidentes, CEOs, diretores, representantes, etc.) estão constantemente sendo solicitados pela mídia para conceder entrevistas, comentar assuntos de mercado. Isso significa que há um forte relacionamento de confiança entre a imprensa e a organização. Para que isso aconteça, o primeiro passo essencial é a aplicação do media training, de responsabilidade da Assessoria de Imprensa.

TAMANHO DOS VEÍCULOS: quando falamos em tamanho dos veículos não estamos falando apenas de número de tiragem, de seguidores nas redes sociais, acessos nos portais, entre outros. Esses índices são super importantes, mas também é preciso levar em conta a aderência que cada veículo tem nos públicos que sua empresa pretende alcançar. No exemplo anterior, da empresa de consórcios, uma publicação na Revista Quatro Rodas pode ser muito mais efetiva do que uma publicação na Revista Veja.

Todos os pontos acima precisam ser analisados para verificar o sucesso ou não do trabalho de uma Assessoria. A Fran Press oferece consultoria gratuita e presencial em Assessoria de Imprensa. Nessa consultoria, analisamos a estrutura de geração de pautas, o relacionamento com os veículos de comunicação, clipping e monitoramento da concorrência.

TAGS DA PUBLICAÇÃO

Receba nossas informações:


Comunicação corporativaComunicação internaMarketing digital
Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios

Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.


Fale Conosco

Telefone
(11) 3064-4575
Endereço
Rua Curupacê, 145 - Mooca
São Paulo - SP 03120-010

Assessoria de imprensaPrevenção e gestão de crisesComunicação InternaRelacionamento com influenciadoresComunicação para eventosConteúdo editorialConsultoria e planejamento de comunicaçãoMarketing de conteúdoOutro

Insira o código captcha antes de enviar os dados:
Alguns campos são obrigatórios