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Como mensurar os resultados da Assessoria de Imprensa?

Como mensurar os resultados da Assessoria de Imprensa?

Publicado em 17 de julho de 2019 - Imagem: freepik

A Comunicação Corporativa, que é onde a assessoria de imprensa está inserida, deve ser estratégica e pensada em um contexto de integração dos canais.

Neste sentido, o trabalho de uma Assessoria de Imprensa precisa ser mensurado e qualificado, para que tenhamos clareza sobre seus resultados.

Muitas vezes, os resultados da assessoria de imprensa são medidos pelos números de publicações na imprensa a respeito da organização ou pessoa que conta com esse serviço, num determinado período de tempo.

Porém, o trabalho de Assessoria de Imprensa é muito mais aprofundado e pode gerar outros resultados, que podem ser ainda mais positivos para o contratante. Um trabalho inteligente de assessoria de imprensa precisa ser mensurado por seu potencial estratégico, dentro da Comunicação Corporativa.

Neste ebook, já explicamos o que é Assessoria de Imprensa e mostramos que ela ocupa um papel fundamental nas estratégias e ações de Marketing de qualquer organização ou pessoa (artistas, políticos, personalidades, em geral).


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Como medir a eficiência de uma Assessoria de Imprensa?

Além do número de publicações e matérias na imprensa, que também é uma métrica importante, existem outras que você deve sempre prestar atenção:

ATENDIMENTO: quando a Assessoria conhece com profundidade todo o trabalho e histórico da empresa, ela identifica todo o potencial de divulgação da imagem nos veículos de comunicação, ampliando os resultados de publicação e relacionamento. Esse é o primeiro sinal do sucesso do trabalho de uma Assessoria de Imprensa: o atendimento que ela presta e o conhecimento que ela possui sobre o contratante. Isso pode ser identificado por meio das reuniões de pauta, a partir de sugestões assertivas e criativas para o seu negócio ser publicado na imprensa.

IMPRENSA ESPECIALIZADA: ao contar com serviços de relacionamento com a mídia, é preciso verificar se as matérias e reportagens que são veiculadas pertencem, em parte, à imprensa especializada da sua área de atuação. Por exemplo: a empresa em que você trabalha vende consórcios. Uma parte das publicações precisa sair nos veículos que tratam especificamente desse assunto, pois é lá que está, em grande parte, seu público. Como já comentamos, a Assessoria de Imprensa é capaz de gerar relacionamento não só com a imprensa, mas também com os clientes.

PORTA-VOZES COMO REFERÊNCIA: você também pode verificar que sua Assessoria de Imprensa está tendo um bom desempenho quando os porta-vozes (presidentes, CEOs, diretores, representantes, etc.) estão constantemente sendo solicitados pela mídia para conceder entrevistas, comentar assuntos de mercado. Isso significa que há um forte relacionamento de confiança entre a imprensa e a organização. Para que isso aconteça, o primeiro passo essencial é a aplicação do media training, de responsabilidade da Assessoria de Imprensa.

TAMANHO DOS VEÍCULOS: quando falamos em tamanho dos veículos não estamos falando apenas de número de tiragem, de seguidores nas redes sociais, acessos nos portais, entre outros. Esses índices são super importantes, mas também é preciso levar em conta a aderência que cada veículo tem nos públicos que sua empresa pretende alcançar. No exemplo anterior, da empresa de consórcios, uma publicação na Revista Quatro Rodas pode ser muito mais efetiva do que uma publicação na Revista Veja.

 

De que forma a Assessoria de Imprensa deve estar integrada a um projeto de Comunicação Corporativa?

 

A assessoria de imprensa é uma importante etapa de um projeto de Comunicação Corporativa estratégica. Ela será a responsável por traçar uma régua de relacionamento entre a empresa ou marca e a imprensa. Como sabemos, a imprensa é uma importante aliada no aumento da relevância de qualquer marca.

Por isso, a assessoria de imprensa precisa ser encarada como parte de uma estratégia mais ampla. Ela sozinha, acaba carecendo de canais para a otimização da Comunicação Corporativa.

Por isso, é fundamental que qualquer empresa que tenha um bom plano de Comunicação Corporativa, conte com a assessoria de imprensa, de forma estruturada, mensurada e estratégica.

Neste vídeo, nosso diretor Frank Rogério fala sobre como identificar se a sua empresa precisa de uma assessoria de imprensa.

 

Todos os pontos acima precisam ser analisados para verificar o sucesso ou não do trabalho de uma Assessoria. A Fran Press oferece consultoria gratuita e presencial em Assessoria de Imprensa. Nessa consultoria, analisamos a estrutura de geração de pautas, o relacionamento com os veículos de comunicação, clipping e monitoramento da concorrência.

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